Consumo duplicou nos �ltimos anos Jornadas do Azeite confirmam melhorias significativas da produ��o nacional
Decorreram ontem de manh� as Primeiras Jornadas do Azeite, uma iniciativa in�dita da Gallo Worldwide, que reuniu na hist�rica F�brica Victor Guedes, em Abrantes, a maioria dos agentes do sector, assinalando o arranque da nova campanha. Ao todo, estiveram presentes 120 participantes, entre produtores, respons�veis por lagares, dirigentes cooperativos, t�cnicos especialistas e acad�micos.
Tratou-se da primeira vez em Portugal que os v�rios players deste neg�cio estiveram reunidos para �cruzar experi�ncias e conhecimentos, tendo em vista mais qualidade e especializa��o na produ��o de azeite�. O balanão destas jornadas correspondeu �s expectativas. �Nos �ltimos anos, em Portugal � e esta � uma opini�o consensual entre os participantes – deu-se um grande salto na produ��o, quer em termos qualitativos como quantitativos�, adiantou Pedro Cruz, CEO da Gallo Worldwide e, actualmente, Também presidente da Casa do Azeite.
O mercado do azeite nacional vale actualmente 150 milhões de euros, com 42 mil toneladas em volume (2008). Na última campanha a produ��o nacional aumentou 42%, face ao período hom�logo, e as exporta��es cresceram 19% no mesmo período. Nos �ltimos cinco anos, as exporta��es nacionais mais que duplicaram, tendo passado das 10 mil toneladas exportadas em 2003 para as 25 mil toneladas em 2008. O azeite representa j� 5% das exporta��es no segmento dos produtos alimentares e bebidas.
Para o cen�rio de crescimento consolidado desta agro-ind�stria contribui decididamente o facto de estarem a ser �melhoradas as t�cnicas agron�micas e de transforma��o do azeite, o que permite melhorarias na consist�ncia da qualidade apresentada. Portugal pode assim posicionar-se de forma diferenciada nos mercados mundiais�, explicou Pedro Cruz.
�Agora, a meta � continuar a melhorar a efici�ncia da produ��o para assegurar a competitividade do nosso mercado�, concluiu.
Entre outros temas, nestas Primeiras Jornadas do Azeite foram debatidos temas como �as diferen�as entre os v�rios tipos de olival e a sua influ�ncia no processo de produ��o, bem como a qualidade na selec��o dos azeites�. Recorde-se que Portugal � o quarto maior produtor da União Europeia que �, de resto, respons�vel por 75% da produ��o mundial. Relativamente ao consumo interno, os h�bitos dos portugueses registam Também uma evolu��o favor�vel ao consumo deste produto. No in�cio dos anos 90, o consumo nacional per capita andava pelos 3,3Kgs e actualmente � de 7kgs, em média.
A Gallo Worldwide � a marca nacional de azeite que det�m maior quota de mercado (30%) e Também a marca alimentar portuguesa mais vendida no mundo.
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Fonte: Gallo |
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