O relatório “A Mudança nas Colheitas: Aproveitamento das tecnologias e inovações emergentes para a transformação do sistema agroalimentar” da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) está disponível no site oficial da entidade.
O relatório foi elaborado com base nos contributos de um inquérito Delphi a várias partes interessadas e de workshops em linha com peritos. O objetivo é apoiar os decisores políticos, os investidores e os agentes da inovação nas suas abordagens e na tomada de decisões.
O estudo avalia uma seleção de tecnologias e inovações que, potencialmente, poderão ser de extrema importância para enfrentar os desafios agroalimentares até 2050, bem como as tendências e os fatores mais importantes que influenciarão o surgimento de tecnologias e inovações agroalimentares e os seus fatores de mudança, incluindo alguns aspetos regionais. O objetivo é também construir cenários futuros plausíveis para a evolução das tecnologias e inovações emergentes no futuro, com o horizonte temporal de 2050, para informar a formulação de políticas orientadas para o futuro.
→ Aceda aqui ao documento ←
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.