12.ª Conferências Vida Rural – Tudo o que move a Fruticultura a Sul – 10 de setembro – Faro

12.ª Conferências Vida Rural – Tudo o que move a Fruticultura a Sul – 10 de setembro – Faro

[Fonte: Vida Rural] A fruticultura será o tema das próximas Conferências Vida Rural, que regressam ao Algarve a 10 de setembro. O objetivo da 12.ª edição é abordar a diversificação da agricultura algarvia e a abrangência do leque de culturas na fruticultura. Organizada pela IFE by Abilways e pela revista Vida Rural, a conferência decorre na Biblioteca Municipal de Faro, onde especialistas vão debater os novos panoramas, mas também os desafios e as soluções sobre “tudo o que move a fruticultura a sul”.

O maior investimento em culturas de frutas exóticas; a produção de pequenos frutos; o aumento da produtividade de citrinos e o fortalecimento de uma nova geração de jovens agricultores são alguns dos cenários a ter em conta nos debates da edição deste ano, que não deixará de abordar os desafios do mercado; o surgimento de novas doenças e as dificuldades de angariar mão-de-obra para as explorações agrícolas.

A 12.ª edição das Conferências Vida Rural será guiada por cinco grandes temas, que influenciam o desenvolvimento do setor ao nível regional: “As novas culturas e os modos de produção”; “Principais ameaças fitossanitárias”; “Os desafios da cultura do abacate”; “Culturas tropicais e sustentabilidade. O caso da produção de manga” e “Mão-de-obra: como garantir o recrutamento com legalidade e segurança?”.

Já confirmados estão os oradores José Tomás, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, que vai abordar o panorama da fruticultura algarvia; Leonor Cruz, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, que falará sobre ameaças e doenças, contenção e prevenção; Amilcar Duarte, da Universidade do Algarve, que se vai focar na cultura do abacate; João Bento, do JBIGroup, que se vai debruçar sobre a produção de manga; e Isabel Martins, diretora da revista Vida Rural.

Reunidos em mesa redonda, para debater os desafios do recrutamento para as operações agrícolas e o impacto da sazonalidade e da mecanização, estão os oradores Luís Sabbo, produtor algarvio; Bruno Cruz, do Vale da Rosa; Luís Pinheiro, da Maravilhas Farm; e Madalena Feu, do IEFP Faro.

Programa

14h00 Receção

14h20 Boas vindas

14h30  AS ‘NOVAS CULTURAS’ E MODOS DE PRODUÇÃO:PANORAMA DA FRUTICULTURA ALGARVIA
• O que mudou na agricultura algarvia nos últimos anos?
• Quais as dinâmicas de crescimento na fruticultura?
• Qual a implementação de novas culturas?
• Qual o perfil de investidores nestas culturas?

14h55 PRINCIPAIS AMEAÇAS FITOSSANITÁRIAS: NOVAS DOENÇAS DOS CITRINOS E A AMEAÇA DA XYLELLA
• Que doenças preocupam os fruticultores algarvios?
• Quais as medidas de contenção e prevenção?
• Como fazer o combate fitossanitário?
• É possível fazer luta biológica?

15h20 OS DESAFIOS DA CULTURA DO ABACATE
• Ainda há espaço para crescer nesta cultura?
• O que se pode fazer para afinar produtividades?
• Estamos a investir nas melhores variedades?
• Quais as perspetivas de preço?
• O escoamento e venda deve continuar a ser controlado por organizações espanholas?

15h40 CULTURAS TROPICAIS E SUSTENTABILIDADE. O CASO DA PRODUÇÃO DE MANGA
• A produção de culturas tropicias é sustentável no sul do país?
• Há oportunidades de negócio com as alterações climáticas?
• Qual a conta de cultura da manga?
• Quais são principais mercados?

16h00 Pausa para café 

16h30 MESA REDONDA
MÃO-DE-OBRA: COMO GARANTIR O RECRUTAMENTO COM LEGALIDADE E SEGURANÇA?
• O desafio do recrutamento de mão-de-obra para as operações agrícolas aumenta de ano para ano. Como estão os empresários agrícolas a solucionar este constrangimento?
• Deve-se recrutar diretamente ou recorrer a empresas especializadas? Quais as obrigações legais com trabalhadores estrangeiros? Como solucionar a questão do alojamento de grandes grupos?
• Qual o impacto destas dinâmicas sazonais nas comunidades? E como está a I&D na área da mecanização da colheita de frutícolas?

→ Inscrição ←

Comente este artigo
Anterior PRECISAMENTE. TERRAPRO volta a organizar ciclo de eventos
Próximo Adega do Monte Branco desafia todos a participarem nas vindimas 

Artigos relacionados

Eventos

Prejuízos com incêndios – Concentração – 14 de Março 2018 – Coimbra

Os Agricultores e Produtores Florestais lesados pelos incêndios entre Julho e Outubro de 2017 consideram insuficientes  as medidas  efetuadas pelo Governo, […]

Nacional

Reestruturação da vinha na Região do Minho e o Programa Vitis – 15 de novembro – Minho

A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, com o apoio da CVRVV, vai promover sessões públicas de esclarecimento relacionadas com a Reestruturação da Vinha na Região do Minho e o Programa VITIS, […]

Eventos

I Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura – 1 a 4 de Novembro de 2017 – ISCTE, Lisboa

É já na próxima semana que vão estar em Lisboa cerca de 250  especialistas nacionais e  internacionais para discutir o estado da arte da Horticultura no espaço lusófono. […]