Conferência Internacional – Os Grandes Desafios para a Agricultura no Futuro – 8 de Junho – Santarém

Conferência Internacional – Os Grandes Desafios para a Agricultura no Futuro – 8 de Junho – Santarém

A Política Agrícola Comum (PAC) constitui um dos pilares do processo de integração e consolidação do desenvolvimento económico e social europeu, tornando possível garantir aos cidadãos europeus a segurança no abastecimento de produtos alimentares, bem como a sustentação económica do mundo rural que marca uma das faces distintivas da Europa.

Ao longo do tempo, muitas alterações de contexto foram colocando novos desafios, aos quais a PAC procurou responder, incorporando novos objetivos e instrumentos, afirmando os modelos agrícolas e rurais europeus e a sua diversidade. São múltiplos e complexos os desafios que a Sociedade Europeia enfrenta. Hoje a sociedade europeia pede que a PAC continue a assegurar a segurança e qualidade alimentar, mas que o faça de um modo sustentável na utilização dos recursos naturais e no respeito pelas gerações futuras, com contribuição para a mitigação dos riscos associados às alterações climáticas, e, sobretudo no caso dos países do Sul, colaboração para evitar a desertificação.

A PAC continua a ser um poderoso instrumento para o desenvolvimento económico e para a coesão social. A concretização destes objetivos requer uma política pública forte, abrangente nas suas opções, baseada em regras comuns e com meios suficientes para promover o desenvolvimento sustentável da agricultura em todo o território da UE.

Na abertura desta importante conferência vamos ter a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Esta conferência internacional vai debater a importância da nova PAC, com intervenções dos dois comissários Europeus, o da Agricultura e desenvolvimento Rural, Phil Hogan, e com o comissário da ciência e Inovação, Carlos Moedas, e também com o vice-presidente da comissão de Agricultura e desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu, Paolo de Castro. Esta conferência vai ter também a presença dos presidentes das principais organizações de agricultores da Europa.

O Seminário terá lugar no dia 8 de Junho, sexta feira, das 09h30 às 13h00, na Feira Nacional de Agricultura, em Santarém

 

→Descarregue aqui o programa da Conferência←

→Faça a sua inscrição gratuita online aqui←

 

Comente este artigo
Anterior PAC: José Diogo Albuquerque diz que garantir “aumentos, é vender uma ilusão aos agricultores”
Próximo Las casas rurales ya admiten bitcoins

Artigos relacionados

Últimas

Fumeiro de Montalegre – Cooperar para competir e desenvolver – 6 de Novembro – Montalegre

Será no próximo dia 6 de novembro, que irá acontecer a 2ª Visita de Estudo, destinada a promover a cooperação e coopetição empresarial, no âmbito da execução do projeto Fumeiro de Montalegre – Cooperar para competir e desenvolver.
A Visita de Estudo destina-se aos produtores de Fumeiro de Montalegre e prevê a visita à empresa Bísaro – Salsicharia Tradicional em Gimonde, […]

Eventos

Projecto Melhor Eucalipto apresentado na UTAD – 27 de Setembro 2017 – Vila Real

O Projecto Melhor Eucalipto vai estar na Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro amanhã, 27 de Setembro, pelas 14h30.
O local onde irá decorrer a sessão de informação é o Auditório de Ciências Florestais, […]

Eventos

Biodiversidade à Nossa Volta – 9 de Setembro 2017 – Coimbra

No dia 9 de setembro, entre as 10h e as 11h30m, realiza-se mais um passeio no âmbito do ciclo “Biodiversidade à Nossa Volta”, organizado pela Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável e Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). […]