Durante dois dias, entre 29 e 30 de outubro, líderes das áreas da Sustentabilidade, Inovação e Regeneração em empresas e na academia vão explorar e discutir os mais recentes desenvolvimentos nacionais e internacionais nestas áreas. A 4ª Conferência Internacional do Insure.hub, uma iniciativa da Universidade Católica Portuguesa no Porto, através das suas Faculdades – Católica Porto Business School e Escola Superior de Biotecnologia -, com a Planetiers New Generation, vai trazer a Portugal: Michael Sheldrick (“From Ideas to Impact”), Wayne Visser (“Thriving: Innovation to Regenerate Nature, Society and the Economy”) e Varun Nagaraj, dean do S. P. Jain Institute of Management & Research(SPJIMR) e fundador do Wise Innovation Center, que abordarão o impacto da inovação nas sociedades e no meio ambiente. Serão também apresentados seis casos de estudo de empresas de referência como a Altri, Greenvolt, Mota Engil, Soja de Portugal, Sonae MC e Superbock Group. O evento, aberto ao público, mas sujeito a inscrição, realiza-se na Universidade Católica Portuguesa no Porto.
Inspirar, desafiar e promover a mudança pela Sustentabilidade e Regeneração são os grandes objetivos do Insure.hub, uma plataforma inovadora que reúne mais de 80 organizações, públicas e privadas. Ao longo de quatro anos tem procurado a convergência de conhecimentos e práticas em sustentabilidade, promovendo um espaço para a troca de ideias entre estudantes, académicos e profissionais. A 4ª Conferência Internacional do Insure.hub terá dois momentos: a vertente académica, no dia 29 de outubro, e a vertente empresarial, no dia 30 de outubro.
“Esta conferência é uma oportunidade vital para partilhar experiências e discutir soluções que impulsionem a sustentabilidade no contexto nacional e global,” afirma João Pinto, dean da Católica Porto Business School e co-líder desta plataforma. “Ao longo destes quatro anos de atuação do Insure.hub, detetamos uma cada vez maior atenção dada a estes temas pelas organizações, o que favorece uma maior aproximação entre o setor empresarial, associativo e académico, com ênfase na cooperação e no desenvolvimento de redes de aprendizagem e networking mútuo, com o objetivo último da promoção da transição para uma economia mais sustentável,” conclui.
Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia e co-líder do Insure.hub, acrescenta que “pretendemos que esta conferência demonstre a importância desta plataforma como iniciativa transformadora e de partilha de conhecimento transdisciplinar e inovador, essencial para o cumprimento das metas da Europa para 2030 e do Pacto Ecológico Europeu,” acrescentando “a inovação é a chave para a sustentabilidade e no Insure.hub impulsionamos ideias que transformam a sociedade e o ambiente. Esta inovação tem promovido a integração da sustentabilidade nas empresas, criando valor e reforçando a sua competitividade a nível nacional e internacional.”
“Propomo-nos dedicar esforços crescentes à literacia em sustentabilidade e regeneração, assim como ao fortalecimento da ligação e cooperação entre o setor empresarial, a sociedade e as novas gerações,” conclui António Vasconcelos, co-líder do Insure.hub e responsável pela Planetiers New Generation. “Tal torna-se cada vez mais possível à medida que vamos mobilizando a gestão de topo das empresas para liderarem de forma muito estratégica pela sustentabilidade e abrindo-se progressivamente para uma relação com uma crescente diversidade de stakeholders.“
Michael Sheldrick e Wayne Visser no Porto
A 4ª Conferência do Insure.hub arranca no dia 29 de outubro com Michael Sheldrick, cofundador da Global Citizen que irá falar sobre como passar das ideias para a prática com impacto. A Global Citizen é uma organização internacional de educação e defesa com a missão de acabar com a pobreza extrema em todo o mundo, tendo já distribuído, na última década, mais de 40 mil milhões de dólares a nível global. No seu mais recente livro, “From Ideas to Impact: A Playbook for Influencing and Implementing Change in a Divided World“, Michael Sheldrick apresenta uma “discussão” inspiradora e perspicaz sobre como implementar e causar impacto social através da mudança de políticas.
Nesse mesmo dia realiza-se uma mesa-redonda com o título “Data Science & AI For Sustainability“, promovida pela Data Science Portuguese Association, onde se vai discutir de que forma a inovação e a sustentabilidade podem ser promovidas e aceleradas através da IA em várias indústrias. O objetivo é perceber como a IA, combinada com uma abordagem holística e interdisciplinar, está a transformar estas indústrias e a contribuir para um futuro mais sustentável e saudável.
Varun Nagaraj, professor e diretor do S. P. Jain Institute of Management and Research (SPJIMR), irá falar sobre “Wise Innovation” e de como o seu centro de transferência de conhecimento tem implementado este conceito inovador e de referência a nível internacional e impactado positivamente a sociedade indiana. Fundado em 1981 em Mumbai, a SPJIMR é considerada pela
Business Today e pelo Positive Impact Rating (PIR) como uma das cinco melhores escolas de gestão do país e reconhecida pelo Financial Times Global Rankings como a escola de gestão nº1 da Índia.
No dia 30 de outubro intervirá Wayne Visser, um apaixonado por transformar a forma como pensamos sobre sustentabilidade, negócios e liderança. Como líder de pensamento global, membro da Universidade de Cambridge e pioneiro da CSR 2.0 e do conceito de prosperidade, Wayne Visser conta com mais de 40 livros publicados, incluindo “Thriving: The Breakthrough Movement to Regenerate Nature, Society, and the Economy“, o tema central da sua intervenção. Esta intervenção complementa uma outra que realizou já este ano na Universidade Católica Portuguesa no Porto sobre as 10 tecnologias emergentes que podem salvar o planeta em apenas uma década.
Nesta conferência – e ainda na tarde de 30 de outubro – serão apresentados seis casos de estudo de empresas de referência, como a Altri, Greenvolt, Mota Engil, Soja de Portugal, Sonae MC e Superbock Group. No final da Conferência serão entregues os prémios para Melhor Apresentação Científica em Ciências Naturais e em Ciências Sociais, patrocinados pela KPMG e MDS. A inscrição é gratuita, mas obrigatória. A 4ª Conferência Internacional do Insure.hub decorrerá entre os dias 29 e 30 de outubro, na Universidade Católica Portuguesa no Porto.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.