CONFAGRI repudia o Radicalismo do Reitor da Universidade de Coimbra

CONFAGRI repudia o Radicalismo do Reitor da Universidade de Coimbra

[Fonte: Confagri] A CONFAGRI manifesta a sua total oposição à decisão claramente autoritária e populista do reitor da Universidade de Coimbra em eliminar o consumo de carne de vaca das cantinas universitárias a partir de janeiro de 2020, não só porque tal decisão, de duvidosa legalidade, castra a liberdade de escolha das pessoas, mas também contraria a Dieta Mediterrânica, sem ter uma adequada sustentação científica.

Setor estratégico para a economia nacional

O alegado benefício invocado de “emergência climática” não pode justificar o prejuízo que esta ação irá acarretar a todo um setor.

“As necessárias mudanças de comportamentos face às alterações climatéricas têm de ser feitas com responsabilidade e consciência social, não de forma demagógica e radical. A descarbonização, sendo meta a perseguir até 2050, deve assentar no que se refere à produção bovina, em bases científicas e não em tiradas populistas sem qualquer suporte científico”, refere Manuel dos Santos Gomes, Presidente da CONFAGRI.

Principal captador de carbono e fixador de populações

A agricultura não pode ser encarada apenas como parte do problema, mas também como evidente solução, porque a floresta, a pecuária, o olival entre outras atividades contribuem significativamente para a captura de carbono, logo, o processo de descarbonização também se faz com o recurso à agricultura e com os agricultores.

Também no combate à desertificação do interior, a agricultura e a pecuária têm um papel fundamental na fixação das pessoas, na criação de emprego e também no crescimento da economia social.

Matar o mundo rural não é a solução

Comente este artigo
Anterior Andalucía anticipará en octubre el 70% de las ayudas de la PAC
Próximo Parlamento Europeu está reunido para analisar Elisa Ferreira e outros casos de incompatibilidades

Artigos relacionados

Últimas

Presidente da Comissão Europeia quer bem-estar animal como um dos pilares da PAC

Ursula von der Leyen, ex-ministra da Defesa da Alemanha, que esta terça-feira (16 de julho) foi escolhida para se tornar na primeira mulher a presidir a Comissão Europeia, […]

Sugeridas

Tribunal de Contas arrasa municípios na implementação dos planos de defesa contra incêndios

Instituição diz que os municípios adotam planos para defender floresta contra incêndios “para suprir uma formalidade” e acusa responsáveis de “diminuto compromisso com a sua execução”. […]

Últimas

Tilray Portugal vai exportar 2,5 toneladas de canábis para Israel

Israel será o décimo quinto país para o qual a Tilray exporta canábis medicinal. O produto sairá da sede portuguesa da empresa multinacional. […]