CONFAGRI repudia o Radicalismo do Reitor da Universidade de Coimbra

CONFAGRI repudia o Radicalismo do Reitor da Universidade de Coimbra

[Fonte: Confagri] A CONFAGRI manifesta a sua total oposição à decisão claramente autoritária e populista do reitor da Universidade de Coimbra em eliminar o consumo de carne de vaca das cantinas universitárias a partir de janeiro de 2020, não só porque tal decisão, de duvidosa legalidade, castra a liberdade de escolha das pessoas, mas também contraria a Dieta Mediterrânica, sem ter uma adequada sustentação científica.

Setor estratégico para a economia nacional

O alegado benefício invocado de “emergência climática” não pode justificar o prejuízo que esta ação irá acarretar a todo um setor.

“As necessárias mudanças de comportamentos face às alterações climatéricas têm de ser feitas com responsabilidade e consciência social, não de forma demagógica e radical. A descarbonização, sendo meta a perseguir até 2050, deve assentar no que se refere à produção bovina, em bases científicas e não em tiradas populistas sem qualquer suporte científico”, refere Manuel dos Santos Gomes, Presidente da CONFAGRI.

Principal captador de carbono e fixador de populações

A agricultura não pode ser encarada apenas como parte do problema, mas também como evidente solução, porque a floresta, a pecuária, o olival entre outras atividades contribuem significativamente para a captura de carbono, logo, o processo de descarbonização também se faz com o recurso à agricultura e com os agricultores.

Também no combate à desertificação do interior, a agricultura e a pecuária têm um papel fundamental na fixação das pessoas, na criação de emprego e também no crescimento da economia social.

Matar o mundo rural não é a solução

Comente este artigo
Anterior Andalucía anticipará en octubre el 70% de las ayudas de la PAC
Próximo Parlamento Europeu está reunido para analisar Elisa Ferreira e outros casos de incompatibilidades

Artigos relacionados

Notícias cadeia alimentar

Mercadona chega a Portugal. Porque estão as outras lojas com medo?

[Fonte: Observador] Estão a abrir as primeiras lojas da retalhista campeã espanhola. Setor diz-se tranquilo, mas o nervosismo é grande – e não caiu bem a receção por Marcelo, […]

Formações

CONFAGRI promove formação agrícola em todo o país

A CONFAGRI, em colaboração com as suas Organizações Agrícolas associadas, está a desenvolver ações de formação em todo o país para corresponder às necessidades de formação dos agricultores. […]

Nacional

Crédito Agrícola promove Fóruns de Modernização da Agricultura

[Fonte: Gazeta Rural]
Crédito Agrícola promove Fóruns de Modernização da Agricultura
O Crédito Agrícola vai promover durante os meses de Maio e Junho os “Fóruns de Modernização da Agricultura”. […]