Condutores de tratores vão ser obrigados a formação específica já em 2021

Condutores de tratores vão ser obrigados a formação específica já em 2021

Os condutores de veículos agrícolas vão ser obrigados a ter formação específica. A partir de fevereiro de 2021, não basta ter carta de condução ou licença para conduzir tratores ou máquinas agrícolas, de acordo com o Despacho nº 1819/2019 publicado em Diário da República.

A medida tem como objetivo prevenir acidentes com máquinas agrícolas e aplica-se aos condutores habilitados com cartas de condução da categoria B que conduzam tratores da categoria II, e das categorias C e D, que pretendam conduzir veículos agrícolas das categorias II e III.

Em causa estão as formações ‘Conduzir e operar com o trator em segurança’, de 35 horas, ou a formação ‘Condução e operação com o trator em segurança’, de 50 horas.

De acordo com a Confagri, os acidentes com tratores e máquinas agrícolas foram responsáveis por, em média, cinco mortes por mês em 2017. Já segundo dados da União Europeia, Portugal está no terceiro lugar, logo depois da Grécia e à Polónia, na sinistralidade com tratores. Entre 2015 e 2016, contabilizaram-se no país 123 vítimas mortais de acidentes com tratores agrícolas, sendo esta considerada a principal causa de morte no trabalho agrícola a nível nacional.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Anterior Agricultores afetados pela seca podem reportar situação até 15 de maio
Próximo IACA alerta que alimentação dos animais pode estar em risco devido à greve dos motoristas de matérias perigosas

Artigos relacionados

Dossiers

Cotações – Azeite e Azeitona – Informação Semanal – 4 a 10 Fevereiro 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Azeitona para azeite
Na campanha 2018-2019, registou-se atraso na maturação da azeitona, […]

Nacional

Líder do CDS critica descentralização “sem clareza” e “sem recursos”

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, defendeu hoje que o Governo do PS falhou no processo de descentralização, argumentando que foi feito “sem clareza” […]

Sugeridas

El mercado de las almendras inicia el año sin una tendencia clara

El mercado de las almendras ha arrancado el nuevo año sin una tendencia clara. En Mercamurcia las almendras en cáscaras de las variedades marcona, […]