Condutores de tratores vão ser obrigados a formação específica já em 2021

Condutores de tratores vão ser obrigados a formação específica já em 2021

[Fonte: Vida Rural]

Os condutores de veículos agrícolas vão ser obrigados a ter formação específica. A partir de fevereiro de 2021, não basta ter carta de condução ou licença para conduzir tratores ou máquinas agrícolas, de acordo com o Despacho nº 1819/2019 publicado em Diário da República.

A medida tem como objetivo prevenir acidentes com máquinas agrícolas e aplica-se aos condutores habilitados com cartas de condução da categoria B que conduzam tratores da categoria II, e das categorias C e D, que pretendam conduzir veículos agrícolas das categorias II e III.

Em causa estão as formações ‘Conduzir e operar com o trator em segurança’, de 35 horas, ou a formação ‘Condução e operação com o trator em segurança’, de 50 horas.

De acordo com a Confagri, os acidentes com tratores e máquinas agrícolas foram responsáveis por, em média, cinco mortes por mês em 2017. Já segundo dados da União Europeia, Portugal está no terceiro lugar, logo depois da Grécia e à Polónia, na sinistralidade com tratores. Entre 2015 e 2016, contabilizaram-se no país 123 vítimas mortais de acidentes com tratores agrícolas, sendo esta considerada a principal causa de morte no trabalho agrícola a nível nacional.

Comente este artigo

O artigo Condutores de tratores vão ser obrigados a formação específica já em 2021 foi publicado originalmente em Vida Rural.

Anterior Agricultores afetados pela seca podem reportar situação até 15 de maio
Próximo IACA alerta que alimentação dos animais pode estar em risco devido à greve dos motoristas de matérias perigosas

Artigos relacionados

Portugal

Centromarca defende que nova Diretiva Europeia deve abranger todos os operadores da cadeia de abastecimento

A Centromarca e a sua congénere European Brands Association (AIM) solicitaram à Comissão Europeia a adoção de uma abordagem de ‘equidade para todos’ ao longo da cadeia de abastecimento e defenderam a sua integração na proposta legislativa em matéria de Práticas Comerciais Desleais […]

Dossiers

PAC: Junta de CyL y Asaja abogan por un único Plan Estratégico porque las normas “tienen que ser nacionales”

[Fonte: Agroinformacion – PAC]
La Junta de Castilla y León y Asaja abogan por un Plan Estratégico Nacional “cómodo, sencillo, común y que se entienda” para la negociación de la reforma de la Política Agraria Común (PAC) porque las normas “tienen que ser nacionales” […]

Nacional

Protecção Civil declarou todos os fogos dominados ao início da manhã

Todos os incêndios que lavravam ainda nesta quarta-feira de manhã em Portugal continental, como o de Vila Nova de Foz Coa, distrito da Guarda, estavam às 9h dominados, adiantou a adjunta nacional de operações da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar.

“Todos os incêndios estão neste momento dominados. […]