Condutores de tratores vão ser obrigados a formação específica já em 2021

Condutores de tratores vão ser obrigados a formação específica já em 2021

Os condutores de veículos agrícolas vão ser obrigados a ter formação específica. A partir de fevereiro de 2021, não basta ter carta de condução ou licença para conduzir tratores ou máquinas agrícolas, de acordo com o Despacho nº 1819/2019 publicado em Diário da República.

A medida tem como objetivo prevenir acidentes com máquinas agrícolas e aplica-se aos condutores habilitados com cartas de condução da categoria B que conduzam tratores da categoria II, e das categorias C e D, que pretendam conduzir veículos agrícolas das categorias II e III.

Em causa estão as formações ‘Conduzir e operar com o trator em segurança’, de 35 horas, ou a formação ‘Condução e operação com o trator em segurança’, de 50 horas.

De acordo com a Confagri, os acidentes com tratores e máquinas agrícolas foram responsáveis por, em média, cinco mortes por mês em 2017. Já segundo dados da União Europeia, Portugal está no terceiro lugar, logo depois da Grécia e à Polónia, na sinistralidade com tratores. Entre 2015 e 2016, contabilizaram-se no país 123 vítimas mortais de acidentes com tratores agrícolas, sendo esta considerada a principal causa de morte no trabalho agrícola a nível nacional.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Anterior Agricultores afetados pela seca podem reportar situação até 15 de maio
Próximo IACA alerta que alimentação dos animais pode estar em risco devido à greve dos motoristas de matérias perigosas

Artigos relacionados

Ofertas

Oferta de emprego – Engenheiro Agrónomo – Odemira

Engenheiro(a) Agrónomo(a) – Com experiência em pequenos frutos e/ou produção de culturas em hidroponia […]

Nacional

Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo celebra Dia Mundial do Enoturismo

A Câmara Municipal do Cartaxo junta oito casas agrícolas, produtores e marcas vitivinícolas do concelho, no Museu Rural e do Vinho, […]

Nacional

União Europeia. Um pacto verde cheio de boas intenções

UE quer voltar a liderar a ação climática com um novo Pacto Verde Europeu. Para o diretor para o Capital Natural na Direção-geral do Ambiente da Comissão Europeia, […]