Concurso Árvore do Ano – Votações abertas

Concurso Árvore do Ano – Votações abertas

[Fonte: unac] Após 2 anos consecutivos no pódio europeu, iniciam-se esta segunda feira pelas 15h00 as votações para eleger a árvore que representará Portugal na edição europeia do Tree of the year 2020. Até 1 de dezembro todos podem escolher a sua árvore favorita através de um sistema de votação on-line em //portugal.treeoftheyear.eu.
Sempre com espécies autóctones, Portugal foi vencedor na edição de 2018 com o “Sobreiro Assobiador” e ficou em 3º lugar na edição de 2019 com a “Azinheira Secular do Monte do Barbeiro”.
Este ano, das 35 candidaturas recebidas, o júri constituído por: António Bagão Félix (autor do livro Trinta árvores), Rui Queirós (ICNF – processos de classificação de Arvoredo de interesse público) e António Gonçalves Ferreira (Presidente da Direção da UNAC), selecionaram as 10 árvores que serão sujeitas a votação entre 18 de novembro e 1 de dezembro/2019. A apresentação pública dos resultados acontecerá logo no dia 2 de Dezembro!
Se muitas destas árvores têm uma essência histórica, religiosa ou paisagística, não podemos esquecer que de forma isolada nos espaços urbanos, ou em conjunto nos jardins e espaços florestais, para além da componente estética, são promovidas outras funções como a conservação do solo, o sequestro de carbono e a regulação do ciclo da água, bem como a produção sustentável de bens necessários a todos: madeira, cortiça, papel, produtos cárnicos, cogumelos, frutos secos, plantas aromáticas e medicinais…
Quando as notícias nacionais associadas às árvores e às florestas são eminentemente negativas – incêndios, desastres naturais e acidentes – congratulamo-nos por representar esta iniciativa em Portugal para dar a conhecer não só a beleza das árvores, mas também a sua história e características, que chegam até nós de mãos dadas com a comunidade e a sociedade civil.

As histórias das dez árvores a concurso e o acesso à votação encontram-se disponíveis em://portugal.treeoftheyear.eu

Consulte as REGRAS DE VOTAÇÃO.
Outros Documentos: Apresentação do ConcursoRegulamento

Organização:                                                                                                   

Logotipo fundo branco

Apoio: 

Secretaria de Estado da Conservação da Natureza, Florestas e Ordenamento do Território 

Comente este artigo
Anterior Ministra da Agricultura tudo fará para «para alcançar um acordo político sobre a PAC»
Próximo Mesa redonda “Floresta Portuguesa: cada parcela sua sentença? - 23 de novembro - Porto

Artigos relacionados

Dossiers

DGAV procura interessados em ensaios de valor agronómico de variedades

A Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) lançou uma nota relativa à «necessidade de apoio para a realização de ensaios de valor agronómico de variedades de batata, […]

Nacional

Enertech 2019 – IV Feira das Tecnologias para a Energia – 11 a 13 de outubro – Sabugal

A 4.ª edição da Enertech – Feira das Tecnologias para a Energia decorrerá no Pavilhão Multiusos ExpoSabugal, nos dias 11, 12 e 13 outubro, […]

Comunicados

Bolsa Nacional de Terras – Alienação de prédios rústicos da EDIA

[Fonte: GPP]
A EDIA disponibiliza para alienação 29 prédios rústicos nas freguesias de Beringel e Trigaches, no concelho de Beja.
As propostas deverão ser apresentadas em carta fechada até às 18:00 horas no dia 6 de março de 2017. […]