Criado em outubro num contexto de tendência inflacionista dos bens alimentares, o Observatório dos Preços tem como objetivo “permitir o conhecimento dos preços dos produtos em todas as fases da formação de valor”. Monitorização está a cargo de empresas privadas.
O Observatório de Preços vai divulgar “nos próximos dias” a evolução dos preços junto do consumidor de um conjunto de produtos que integram o cabaz alimentar desde 2019.
“Nos próximos dias vamos ter disponibilizado o primeiro pacote de informação dos preços ao consumidor dos últimos quatro anos para 18 produtos do cabaz alimentar”, revelou, esta terça-feira, a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, durante a sua intervenção na conferência para a competitividade, organizada pela Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA), sob o tema “Desafios e Oportunidades em Tempos de Inflação”.
O Governo assinou, em abril, um contrato de 230 mil euros com a Euroteste, do grupo Kantar, para o fornecimento e acompanhamento dos preços […]