Colheita confirma aumento do rendimento unitário do tomate para a indústria

A colheita do tomate para a indústria iniciou-se na semana 31 (29 de Julho a 4 de Agosto) e tem decorrido com normalidade, segundo as previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 31 de Agosto.

Acrescenta o INE no seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Setembro de 2019 que os receios de que a apanha (totalmente mecanizada) e o transporte do tomate para as indústrias transformadoras, bem como o próprio funcionamento das fábricas (dependente de fuel e gás), pudessem ser afectados pelas dificuldades no abastecimento de combustíveis (resultantes da greve dos motoristas de matérias perigosas), não se concretizaram, tendo a calendarização das entregas de tomate à indústria sido cumprida sem dificuldades.

Colhida cerca de 50% da área plantada

No final do mês de Agosto estava colhida cerca de 50% da área plantada, e os frutos apresentavam bom estado sanitário, teores adequados de licopenos (responsáveis pela cor vermelha do tomate) e graus Brix elevados.

A produtividade média deverá ultrapassar as 93 mil toneladas por hectare, uma das mais elevadas desde que há registos sistemáticos.

Girassol

Quanto ao girassol, com o decorrer da colheita foi possível afinar as previsões do rendimento unitário, que apontam para uma manutenção do nível alcançado na campanha anterior (que, recorde-se, foi a que registou a maior produtividade dos últimos trinta e três anos).

A principal razão para o aumento sistemático da produtividade desta cultura nos últimos anos tem sido a concentração do seu cultivo em área de regadio.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior LANÇAMENTO EM PORTUGAL DA INICIATIVA KEEP ME POSTED
Próximo Assunção Cristas defende que agricultura “é aliada do ambiente”

Artigos relacionados

Nacional

Será que um dia vamos beber vinho de Marte?

[Fonte: Vida Rural]
Será que um dia estaremos a beber vinho em Marte ou até de Marte? É com esta premissa que a Vinideas realiza nos próximos dias 23 e 24 de maio, […]

Últimas

Horizonte Europa

O novo enquadramento de financiamento Europeu 2021-2027.

O novo Programa-Quadro de financiamento Europeu direccionado a actividades de Investigação e Inovação vai entrar em vigor em 2021 e decorrerá […]

Últimas

Incêndios: 260 operacionais e dez meios aéreos combatem fogo no Fundão

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco afirma que há algumas habitações dispersas em perigo

Duzentos e sessenta e três operacionais, […]