A cultura do chícharo é antiga, mas este ainda é um produto desconhecido da maioria dos portugueses. Cultivado especialmente no centro e no sul do país, tem a aparência do tremoço e é cozido como o grão. Como acompanhamento ou personagem principal, brilha à mesa em pratos salgados ou doces.
“Da Terra à Mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.
O chícharo “é uma leguminosa como o feijão ou o grão”, elucida Filomena Brás, responsável pelos pratos servidos n’O Brás, restaurante tradicional em Alvaiázere, no distrito de Leiria. “A textura é semelhante à do tremoço, apesar de ter um sabor muito próprio. Não tem comparação.”
Cozido como o grão, e demolhado de um dia para o outro, não deve ser mexido durante a fervura sob pena de comprometer a sua qualidade. “A terra onde é cultivado é o segredo. Só se sabe se o chícharo é bom quando se for cozinhar. Tem que se apalpar.”
Com níveis de produção bastante baixos em Portugal, estando especialmente concentrados no centro e sul, o chícharo é uma cultura ancestral, presente em muitas mesas no início do século passado. É nesse sentido que a proteção da biodiversidade e a preservação dos habitats […]