Cerca de 50 mil pessoas deverão passar pela Feira da Vinha e do Vinho de Anadia, que, este ano, durante cinco dias, contará com uma centena de expositores e 15 produtores de vinho, estimou hoje a Câmara Municipal.
“Acreditamos que pela Feira da Vinha e do Vinho passem cerca de 50 mil pessoas, contando com as entradas, pessoas ligadas aos expositores e produtores. Ao todo serão cerca de 100 expositores e 14 ou 15 produtores”, destacou o vereador da Câmara Municipal de Anadia, Lino Pintado.
A 20.ª Feira da Vinha e do Vinho de Anadia, que decorre em Vale Santo, arranca quarta-feira e prolonga-se até domingo, tendo por objetivo “privilegiar os vinhos e os espumantes” da região da Bairrada.
“É uma feira também muito focada no nosso associativismo local e tem, como de costume, um cartaz musical para preencher as noites deste certame. Dá a conhecer o que de melhor se faz no concelho nos vários setores da economia local”, alegou.
Em declarações à agência Lusa, o autarca explicou que o orçamento para a Feira da Vinha do Vinho ronda os 300 mil euros, tratando-se de “um investimento na cultura, promoção do concelho, promoção de produtos agrícolas e do produto endógeno mais representativo: o vinho”.
“Teremos alguma receita, com as entradas pagas, para mitigar este investimento. O bilhete diário tem um custo de três euros e o bilhete geral 10 euros, no entanto, a entrada é gratuita no último dia”, referiu.
No que toca ao programa musical para os próximos cinco dias, José Cid, Jorge Palma, Wet Bed Gang, Pedro Abrunhosa e Ala dos Namorados são os cabeças de cartaz do palco principal “Terra de Paixões”.
A animação continua noite dentro com os DJ Tiede, Kosmic, The Boatman, André Cardoso, Kura, Pedro Moniz ft. MC Wazy, Insert Coin e Christian M.
O palco “Sentir Anadia” é reservado às associações do concelho, com a participação do Club d’Ancas, Grupo de Cantares da Adabem, Orquestra Desigual da Bairrada, Incantus, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Vilarinho do Bairro, Grupo Folclórico de Paredes do Bairro, Poutena Dance Academy e Gurillaz Dance Crew.
Já a tarde de domingo é inteiramente dedicada aos mais novos com o espetáculo da “Masha e o Urso” e o DJ “Ovelha Choné”.
A Feira da Vinha e do Vinho está integrada no “Festival Anadia de Paixões”, que contemplou várias iniciativas, como o “Jantar de Adegas” e “Visitas às Adegas”.
“O Festival Anadia de Paixões” termina no dia 30 de junho, com a “Noite Baga Bairrada”, que irá decorrer no Hotel Cabecinho, na cidade de Anadia, estando prevista uma harmonização de espumantes Baga Bairrada e ostras.
“Pretende-se, desta forma, dar a conhecer este novo conceito de espumantes, produzido a partir da casta baga”, evidenciou esta autarquia do distrito de Aveiro.