Cebola e batata-doce da Madeira passam a contar com selo DOP

Cebola e batata-doce da Madeira passam a contar com selo DOP

[Fonte: Vida Rural]

O Governo Regional da Madeira criou um registo de produtores de batata-doce e cebola da Madeira, com os produtos a passarem a contar com o selo de Denominação de Origem Protegida (DOP), ao abrigo dos regimes de qualidade da União Europeia.

Com esta medida pretende-se que os produtores regionais de cebola e batata-doce da Madeira tenham uma “remuneração mais justa pela promoção e preservação das qualidades e das características” destes produtos, ou do “modo tradicional ou particular” de produção, explica o despacho em que a medida é divulgada.

Além disso, pretende-se que os consumidores tenham acesso a “informações claras e verdadeiras” que respeitam as “características especiais” ligada à origem geográfica da sua produção ou que “gozam de uma notoriedade” que está intrinsecamente ligada à sua área de produção (IGP), ou ao seu “modo tradicional” de produção (ETG).

Comente este artigo

O artigo Cebola e batata-doce da Madeira passam a contar com selo DOP foi publicado originalmente em Vida Rural.

Anterior II Jornadas Técnicas das Prunóideas na Covilhã a 20 de Novembro
Próximo Municípios devem privilegiar distribuição de hortofrutícolas locais nas escolas

Artigos relacionados

Últimas

Plano de abertura de candidaturas 2017


O PDR2020 acaba de disponibilizar o plano previsional de abertura de candidaturas para o ano de 2017. Neste plano vai encontrar o período em que o aviso se encontra aberto. Para aceder ao calendário clique em → Plano de aberturas de concursos PDR2020 
  […]

Nacional

Sequenciação do genoma do abacate pode salvar produção do fruto apetecido

[Fonte: Público]

Seja à mesa, seja na cosmética, o abacate tem hoje, no mundo inteiro, uma legião de fãs a estimularem uma procura maior do que a oferta, levando à inflação do seu preço: no México, no início de Julho, o preço da caixa de abacate com dez quilos atingiu um novo máximo (650 pesos, […]

Últimas

Mostra Silves Capital da Laranja já começou

[Fonte: Voz do Campo]
Foi inaugurada oficialmente hoje de manhã a Mostra Silves Capital da Laranja, uma iniciativa da autarquia para promover uma cultura icónica do município e que se prolonga até domingo.
Para as 14 h do dia de hoje está […]