Cebola e batata-doce da Madeira passam a contar com selo DOP

Cebola e batata-doce da Madeira passam a contar com selo DOP

O Governo Regional da Madeira criou um registo de produtores de batata-doce e cebola da Madeira, com os produtos a passarem a contar com o selo de Denominação de Origem Protegida (DOP), ao abrigo dos regimes de qualidade da União Europeia.

Com esta medida pretende-se que os produtores regionais de cebola e batata-doce da Madeira tenham uma “remuneração mais justa pela promoção e preservação das qualidades e das características” destes produtos, ou do “modo tradicional ou particular” de produção, explica o despacho em que a medida é divulgada.

Além disso, pretende-se que os consumidores tenham acesso a “informações claras e verdadeiras” que respeitam as “características especiais” ligada à origem geográfica da sua produção ou que “gozam de uma notoriedade” que está intrinsecamente ligada à sua área de produção (IGP), ou ao seu “modo tradicional” de produção (ETG).

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Anterior II Jornadas Técnicas das Prunóideas na Covilhã a 20 de Novembro
Próximo Municípios devem privilegiar distribuição de hortofrutícolas locais nas escolas

Artigos relacionados

Últimas

Regiões Ultra-periféricas reforçam apoios junto do Parlamento Europeu

O secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas dos Açores manifestou hoje, 19 de Novembro, em Bruxelas, satisfação pelo apoio recebido pelas Regiões Ultra-periféricas (RUP) por parte das forças políticas da Comissão de Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu. […]

Nacional

Campanha «má» obriga citricultores a repensar a comercialização

[Fonte: Sul informação] Fileira dos citrinos fez um balanço da campanha deste ano, em Loulé

Os citricultores do Algarve estão a ter «uma campanha má» em 2019, […]

Nacional

Azeite algarvio “Monterosa” é premiado no mais conceituado concurso do setor

O azeite virgem extra “Monterosa”, de Moncarapacho, venceu, esta quinta-feira, dia 27 de Abril, duas medalhas de ouro no New York International Olive Oil Competition, […]