Carne cachena da Peneda DOP galardoada no concurso Great Taste 2017

Carne cachena da Peneda DOP galardoada no concurso Great Taste 2017

Entre Maio e Setembro de 2017 realizou-se o concurso Great Taste 2017, um dos eventos mais prestigiados em certames responsáveis pela descoberta de produtos alimentícios de qualidade excepcional, do sector da alimentação e dos produtos de excelência.

O “GREAT TASTE” – O MELHOR SABOR foi criado em 1994, no Reino Unido e consiste na avaliação de produtos agrícolas, por um júri constituído por centenas de especialistas que apreciam e examinam as suas qualidades, através da maior prova cega de degustação. É responsável pela descoberta de produtos alimentares de qualidade excepcional e por facilitar a sua promoção por profissionais e consumidores, contribuindo para a escolha e para o sucesso dos produtores que vêem o seu talento reconhecido no mercado. Em Portugal, esta é a segunda edição, dando oportunidade dos pequenos e médios produtores portugueses mostrarem o valor do património gastronómico.

Os produtos são classificados e distinguidos pela atribuição de estrelas sendo uma estrela outorgada a produtos simplesmente deliciosos, duas estrelas para os produtos excepcionais e três estrelas, a mais alta distinção, conferida aos produtos mais requintados do mercado.

Após cinco sessões de provas cegas, o júri, constituído por pessoas dos mais variados sectores e diferentes áreas (cozinheiros, chefes, profissionais da restauração, consumidores, técnicos, investigadores, retalhistas, críticos e jornalistas) elegeram a carne de Cachena da Peneda DOP como possuidora de qualidades gustativas e organolépticas que a equiparam às melhores carnes do mundo sendo merecedora de exibir a distinção máxima e o logotipo de Great taste – O melhor sabor 2017 3 Estrelas. Esta distinção implica uma maior notoriedade, reforçada pela qualidade do júri de avaliação, pelo prestígio da organização promotora e por integrar um evento onde os produtos em competição foram sujeitos a critérios de selecção e avaliação rigorosos, dada a sua excelente qualidade e prestígio.

Os juízes referiram o óptimo equilíbrio e profundidade do sabor da carne e apontaram a sua tenrura e suculência para a diferenciarem. Foi, ainda, atribuído ao seu caracter irrepreensível, à sua excelência, ao seu sabor e flavour, uma classificação de excelência que enchem de orgulho todas as entidades e pessoas que participam no processo de produção, abate e certificação e se traduz no reconhecimento da qualidade do nosso produto. Para os produtores da Carne de Cachena Peneda DOP e para a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca é uma grande honra a atribuição de três estrelas à sua carne mas, também, um incentivo que nos coloca responsabilidades acrescidas na manutenção e aumento da qualidade da carne produzida.

 Os bovinos da Raça Cachena da Peneda DOP pertencem a uma raça autóctone e rústica e oferecem carne de altíssima qualidade, sendo criada, da forma extensiva, o mais natural possível, no solar da raça, em plena liberdade, em pastos de alta montanha.

A Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca em estreita parceria com os seus produtores pertencentes ao Agrupamento da Carne Cachena da Peneda DOP criaram um sistema de produção e de informação que proporciona ao consumidor uma visão de todo o processo da cadeia de produção desde a sua origem até à sua aquisição, passando pelo abate em condições de observação de todo o bem estar animal. O matadouro industrial da PEC Nordeste – Industria de Produtos Pecuários do Norte, empresa do Grupo AGROS, cujas instalações são as principais responsáveis pela maior quantidade de abates dos animais desta raça certificada, respeita as regras mais exigentes do abate e certificação da carne, permitindo esta parceria, a introdução da Carne de Cachena em circuitos comerciais externos ao solar da raça (restaurantes e talhos), cujos efeitos comerciais são notórios e se evidenciam com a procura intensa do produto por consumidores dos mais variados pontos do país. Este sistema revolucionário e pioneiro de produção, abate e certificação ultrapassa a simples traçabilidade e permite uma informação transparente que garante a qualidade da carne desde o local onde foi criado até ao consumidor final.

Comente este artigo
Anterior Conferência APREN 2017 - Eletricidade renovável, inovação e tendências - 25 de Outubro 2017 - Lisboa
Próximo ANCOSE identifica necessidades mais urgentes para os Agricultores da zona de Oliveira do Hospital

About author

Artigos relacionados

Últimas

Governo lança nova linha de 1.600 milhões para capitalizar empresas

O Governo prevê lançar, em fevereiro, uma nova linha de crédito capitalizar, operacionalizada através da PME Investimentos. Em causa está novamente uma dotação de 1.600 milhões de euros, mas os custos da linha vão mudar. As empresas mais arriscadas vão ter custos mais elevados.
O ministro da Economia, […]

Nacional

Marcolino Sebo lança Quinta da Pinheira 2015

[Fonte: Vida Rural]

O produtor alentejano Marcolino Sebo acaba de lançar o Quinta da Pinheira 2015, um vinho produzido a partir das castas Trincadeira, Aragonês, Alicante Bouschet e Alfroucheiro.
“O Quinta da Pinheira 2015 revela cor granada com nuances acastanhadas, aroma a fruto maduro com notas de baunilha e passas. […]

Sugeridas

Portugal e a produção de leite – até quando ficaremos na cauda da Europa?

O que irá acontecer com a produção de leite no futuro? Numa Europa de 28 é aceitável que Portugal seja o país da União Europeia com o MENOR preço pago ao produtor, sendo inclusive ultrapassado pelos países de Leste? É justo vender 1 litro de leite a um preço inferior ao seu custo de produção? […]