CAP quer reforço do investimento na agricultura

CAP quer reforço do investimento na agricultura

[Fonte: Notícias ao Minuto]

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Eduardo Oliveira e Sousa, defende que a proposta de Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) deve ter em atenção as infraestruturas hidráulicas e reforçar as verbas destinadas ao setor.

“Partindo do princípio que as condições climáticas se alteraram, temos que infraestruturar melhor o país para promover ainda mais a distribuição de água aos agricultores. (…) Outro assunto muito importante é o reforço das verbas destinadas ao setor”, disse à Lusa, quando questionado sobre o que gostaria de ver inscrito na proposta de OE2018.

Eduardo Oliveira e Sousa referiu ainda que a barragem do Alqueva é um modelo que deve ser replicado, de modo a promover a distribuição de água.

Porém, o responsável alertou para que o país não tem condições para outra infraestrutura daquela dimensão, por isso o assunto deve ser estudado, tendo em atenção as alterações do clima.

“O Alqueva hoje é um exemplo emblemático, não é necessário fazer mais ‘alquevas’ daquele tamanho, porque não temos território para isso, mas temos aquele modelo e precisa de ser replicado”, sublinhou.

No que concerte à atribuição de verbas aos agricultores, o presidente da CAP defende que o Governo deve pressionar as instituições comunitárias, de modo a reforçar o pacote financeiro de promoção de investimento na área agrícola, dando especial destaque aos jovens produtores.

Comente este artigo
Anterior Congresso da Sociedade Científica de Suinicultura
Próximo Sequía: Castilla-La Mancha pide prudencia para minimizar el riesgo de incendios

Artigos relacionados

Últimas

Estão abertas as retiradas de mercado de fruta e hortícolas para distribuição gratuita

[Fonte: Agricultura e Mar]
O IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas informa que estão abertas, a partir de hoje, 8 de Maio, as retiradas de mercado de frutos e produtos hortícolas para distribuição gratuita, para a quantidade de 300 toneladas, atribuídas a Portugal. […]

Últimas

ESA Ponte de Lima vence nova edição das 24H Agricultura Syngenta

[Fonte: Vida Rural]

A equipa SIGmáticos, da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA Ponte de Lima, foi a vencedora da edição deste ano das 24H Agricultura Syngenta. Os vencedores foram conhecidos depois da iniciativa formativa, que decorreu nos dias 7 e 8 de abril. […]

Nacional

Empresas afetadas pelos incêndios com acesso aos fundos europeus

[Fonte: Jornal económico]
As empresas dos concelhos de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra, Sertã e Penela, afetadas pelos incêndios de 17 a 21 de junho, têm a partir de hoje acesso a fundos europeus para o restabelecimento da sua atividade, […]