CAP celebra 44º aniversário e organiza ‘Conselho de Presidentes’ em Tomar – 25 e 26 de novembro

CAP celebra 44º aniversário e organiza ‘Conselho de Presidentes’ em Tomar – 25 e 26 de novembro

O Presidente da República e a Ministra da Agricultura vão participar neste evento comemorativo que decorre nos dias 25 e 26 de novembro, em Tomar, e que junta os mais de 250 associados da Confederação num momento de reflexão sobre a Agricultura portuguesa

A CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal comemora o seu 44º aniversário e para marcar a data reúne, nos próximos dias 25 e 26 de novembro, associados e estrutura num momento de reflexão sobre a atualidade da Agricultura portuguesa. Neste Conselho de Presidentes, que reunirá atuais e antigos líderes da organização, marcarão presença o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque. O evento decorrerá em Tomar, no Hotel dos Templários.

Eduardo Oliveira e Sousa, Presidente da Direção da CAP, preside ao Conselho de Presidentes, o oitavo na história da Confederação, que fará o balanço das atividades da organização nas suas mais de quatro décadas de existência. Simultaneamente, esta reunião servirá para lançar os eixos de atuação da CAP para a próxima década, numa altura em que se joga, na União Europeia, o futuro da Política Agrícola Comum (PAC).

“A história da CAP, que é também a história da Democracia Portuguesa, é feita de desafios e lutas constantes. É importante neste Conselho, onde estarão presentes os nossos associados, o Senhor Presidente da República e a Sra. Ministra da Agricultura, que assumiu recentemente esta Pasta tão importante, complexa e desafiante, dar conta daquele que tem sido o nosso papel desde 1975. Dos tempos da Reforma Agrária à luta pela integração da agricultura portuguesa na Europa, do seu papel crucial na Concertação Social à reivindicação de medidas que defendem os interesses económicos dos agricultores e lhes garantam uma vida digna e de qualidade, a CAP tem prosseguido, desde sempre, um caminho de diálogo e de abertura, mas intransigente relativamente à defesa da agricultura nacional e dos agricultores portugueses, perante as instituições oficiais, nacionais e europeias, e a sociedade em geral”, afirma Eduardo Oliveira e Sousa.

Além de painéis dedicados à análise de temas atuais – como o Brexit e os acordos comerciais internacionais que decorrem e são tão importantes para os agricultores portugueses neste contexto global –, o programa do Conselho de Presidentes inclui momentos de reflexão sobre a PAC ou a convergência do sector no contexto da UE, assim como intervenções dos antigos Presidentes da CAP, José Maria Queiroga e João Machado. Maria do Céu Albuquerque, Ministra da Agricultura falará aos associados da CAP no dia 25 (segunda-feira), enquanto o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, encerrará os trabalhos, no dia 26 (terça-feira).

A CAP foi fundada em 25 de novembro de 1975, a partir de um movimento espontâneo dos Agricultores Portugueses. Como organização socioprofissional agrícola, agrupa cerca de 250 organizações de todo o país, as quais se traduzem em Federações, Adegas, Associações Regionais, Associações Especializadas e Cooperativas. Desde 1977 que tem o estatuto de Parceiro Social no Conselho Económico e Social e integra a Comissão Permanente de Concertação Social. Desde 1986 tem assumido a representação de Portugal junto da Comissão Europeia, em Bruxelas, onde mantém uma delegação permanente, sendo membro do COPA, organização de cúpula das Organizações Agrícolas da UE.

Comente este artigo
Anterior Smurfit Kappa celebra Global BPP Day a mostrar embalagens sustentáveis do futuro
Próximo Ações de Informação sobre a PAC

Artigos relacionados

Notícias inovação

Dia de Campo dos projectos SmartCrop e Milho Amarelo – 28 de Junho 2018 – Golegã

O Dia de Campo dos projectos SmartCrop e Milho Amarelo vai ter lugar no próximo dia 28 de Junho, na Quinta da Cholda, na Azinhaga (Golegã), sendo apresentada aquela que parece ser uma boa solução […]

Últimas

FP Micro Nutrientes: Fertipower lança nova gama de fertilizantes

A Fertipower acaba de lançar uma nova gama de fertilizantes, a FP Micro Nutrientes. Ao todo são oito novos produtos.
O Fersol 20, […]

Últimas

37 ª Ovibeja – 29 de abril a 3 de maio de 2020 – Beja

Irá decorrer de 29 de Abril a 3 de Maio de 2020, a 37ª Ovibeja vai reforçar a comunicação e o conhecimento sobre a agricultura e o mundo rural. […]