Ações de Informação sobre a PAC

Ações de Informação sobre a PAC

 

                           Apresentação de propostas para 2020

                         Prazo para apresentação de candidaturas: 21 janeiro 2020
  

A Comissão Europeia lançou um convite à apresentação de propostas de apoio a acções de informação sobre a Política Agrícola Comum (PAC) para 2020.

Objetivos

As ações de informação têm por objetivo criar confiança na União Europeia e entre todos os cidadãos, sejam eles agricultores ou não. A política agrícola comum (PAC) abrange todos os cidadãos da UE e os benefícios oferecidos por esta política devem ser claramente demonstrados. As questões e mensagens-chave devem ser totalmente coerentes com a obrigação legal da Comissão de levar a cabo ações de informação sobre a PAC, nos termos do artigo 45.º do Regulamento (UE) n.º 1306/2013.

Tema

As propostas devem abranger especificamente a contribuição da PAC para:

  • A melhoria e sustentabilidade da produção agrícola
  • O aumento da sustentabilidade ambiental e da resiliência face às alterações climáticas;
  • Manutenção das zonas e paisagens rurais
  • Gestão sustentável dos recursos naturais

 Tendo em conta esses objetivos e, principalmente, o foco cada vez maior na sustentabilidade da agricultura, as propostas devem abordar especificamente esse tópico, destacando as dimensões económica, ambiental e social da Política Agrícola Comum.

 Grupos-alvo

Público em geral (em especial os jovens das zonas urbanas) e/ou os agricultores e outros, que desenvolvem a sua atividade nas zonas rurais. Mais especificamente:

Crianças em idade escolar, professores e estudantes universitários: é necessário adotar abordagens inovadoras que permitam uma maior interação com os jovens e sensibilizá-los para a PAC e o papel desempenhado poe esta política em domínios como, por exemplo, o desafio colocado pelas alterações climáticas, a alimentação, as dietas saudáveis e de qualidade como opção de vida, também em ligação com o novo regime da UE e de distribuição de leite, fruta e produtos hortícolas nas escolas, em vigor desde 1 de agosto de 2017

Partes interessadas: importa garantir um maior grau de sensibilização para os contributos dados pela PAC ao apoio ao crescimento sustentável das zonas rurais.

Calendário indicativo

Etapas

Data ou período

 Publicação do convite à apresentação de propostas

 30 outubro de 2019

 Prazo para apresentação das propostas

 21 de janeiro de 2020

 Período de avaliação

 3 de fevereiro a 20 de março de 2020

 Informação aos proponentes

 abril de 2020

 Assinatura das convenções de subvenção

 junho de 2020

Início

junho/julho 2020

A duração da ação de informação não deve ser superior a 12 meses.

Legislação

Formulários

As organizações interessadas deverão consultar o convite à apresentação de propostas de medidas de apoio a ações de informação no domínio da política agrícola comum (PAC) para 2020 (2019/C 370/09), que especifica as ações prioritárias e o calendário para a apresentação dos pedidos.

Para submissão de propostas, aceder à plataforma

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em GPP.

Anterior CAP celebra 44º aniversário e organiza ‘Conselho de Presidentes’ em Tomar - 25 e 26 de novembro
Próximo Floresta destruída por queimadas. Alto Minho perdeu mais de 22 milhões de euros em três anos

Artigos relacionados

Vídeos

Faça Chuva Faça Sol – T.2 Ep. 24

[Fonte: RTP] Neste programa, o protagonista é o coelho, um animal com forte tradição na cultura nacional, nomeadamente enquanto animal de caça e, […]

Últimas

A gestão do território e da floresta que vem do espaço

A ideia começou pelo uso das imagens por satélite para as redes de defesa da floresta porque dão uma visão pormenorizada, […]

Nacional

Falta de chuva deixa agricultores alentejanos “extremamente preocupados”

O mês de janeiro foi o mais seco dos últimos 20 anos. A Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre (AADP) está “extremamente preocupada” com o período de seca meteorológica que está a afetar o Alto Alentejo. […]