Candidaturas aos apoios da PAC aumentaram 1,3% desde 2017

Aumentou o número de candidaturas às ajudas da Política Agrícola Comum (PAC). A informação do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) revela que este número tem sido crescente nos últimos anos, tendo ultrapassado, em 2019, as 183 mil candidaturas. Desde 2017 o aumento foi de 1,3%.

Os apoios da PAC envolvem anualmente montantes de cerca de 890 milhões de euros: a componente proveniente do FEAGA (Fundo Europeu Agrícola de Garantia), corresponde a 594 milhões de euros por ano; a componente do FEADER (Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural) os valores pagos atingem um montante de cerca de 297 milhões de euros ano, sendo co-financiados pelo orçamento nacional, explica uma nota de imprensa do Ministério da Agricultura.

Compensação por desvantagens

Estes apoios, acrescenta o Ministério da Agricultura, visam compensar os agricultores europeus por desvantagens específicas face aos seus concorrentes no mercado mundial, tendo em conta os elevados padrões de exigência em matéria de segurança alimentar e de sustentabilidade da produção.

Visam ainda comparticipar o acréscimo de custos assumidos pelos agricultores, no que toca à prestação de serviços ambientais e à produção de bens públicos de interesse colectivo.

ANO CANDIDATURAS
2017 181 267
2018 183 231
2019 183 649

“O elevado nível de adesão a estes apoios demonstra a sua importância enquanto contrapartida de suporte às actividades desenvolvidas e o crescimento do número de candidaturas é mais um elemento revelador da dinâmica de crescimento do sector, que continua a registar níveis de actividade crescentes, a que correspondem indicadores económicos significativos. É o caso das exportações, cuja estimativa de crescimento, em 2018, aponta para uma taxa superior a 4%”, acrescenta a mesma nota.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Há dez novas crias de lince ibérico no Vale do Guadiana
Próximo Apoios da Pac motivam elevada adesão dos Agricultores

Artigos relacionados

Revistas

Livro de Resultados do Projeto “Promoção e Valorização de Azeites de Montanha” disponível

Devido à situação actual do país, com a implementação dos Planos de Contigência – COVID 19, e à falta de previsão de se retomar a normalidade […]

Nacional

Bloco quebra silêncio: “Entorses ao direito à greve não são aceitáveis”

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, quebrou o silêncio sobre o tema dos serviços mínimos decretados pelo Governo e considerou nesta sexta-feira, […]

Sugeridas

Covid-19: Bruxelas anuncia novos apoios para a agricultura

A Comissão Europeia aprovou hoje um pacote de medidas à agricultura, no âmbito das ajudas para menorizar as consequências da pandemia da covid- […]