Há dez novas crias de lince ibérico no Vale do Guadiana

Há dez novas crias de lince ibérico no Vale do Guadiana

[Fonte: Rádio Renascença]

A população de linces ibéricos está a crescer em Portugal, mais concretamente no Vale do Guadiana, com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) a confirmar esta terça-feira que nos últimos meses nasceram dez novas crias da espécie naquela localidade.

Em comunicado, o ICNF adianta que três fêmeas, Lagunilla, Nairobi e Lluvia, terão dado à luz nos últimos meses um total de dez crias, sendo que todas apresentam boas condições físicas.

O número de crias poderá vir a aumentar, já que os técnicos acreditam que, para além das três fêmeas, outras nove poderão ter engravidado. “Antevê-se que 12 fêmeas poderão ter-se reproduzido”, é apontado no comunicado.

As cinco crias da lince Lluvia, que foi solta em 2015, foram captadas em vídeo, naquele que é “o primeiro registo deste quantitativo para o Vale do Guadiana e um dos poucos até agora observados em liberdade”.

O facto de os linces estarem vivos aos dois meses de idade e já se encontrarem a acompanhar a mãe reflete a grande qualidade da zona de reintrodução, apontam os técnicos, que elogiam a capacidade demonstrada pela mãe de cuidar da sua prole.

A reintrodução do lince ibérico em Portugal iniciou-se em 2015 na área do Vale do Guadiana, concelho de Mértola. Crê-se que é o mamífero carnívoro mais ameaçado da Europa e a espécie de felino em maior risco de extinção em todo o mundo.

Comente este artigo

O artigo Há dez novas crias de lince ibérico no Vale do Guadiana foi publicado originalmente em Rádio Renascença.

Anterior AlgaEnergy cria empresa conjunta na Índia com a Krishi Rasayan
Próximo Candidaturas aos apoios da PAC aumentaram 1,3% desde 2017

Artigos relacionados

Nacional

Ministro do Ambiente garante que Estado não se demite das funções nas áreas protegidas


Lisboa, 21 fev (Lusa) — O ministro do Ambiente garantiu hoje que o Estado não se demite das suas funções na gestão das áreas protegidas, explicando que vai envolver as autarquias, mas a atividade licenciadora fica no Instituto de Conservação da Natureza e Florestas. […]

Nacional

Interculturalidade é o mote da Beta Talk de Maio em Portimão

Ana Bem Ami, cofundadora e designer da marca de roupa Purple, e Vincent Jonckheere, artesão conserveiro e um dos criadores da Conserveira do Arade (marca Saboreal), são os convidados da Beta Talk deste mês, que tem a intercultural como mote, a realizar-se no dia 16 de Maio, […]

Nacional

China financia projeto agrícola em Angola com 13 milhões de euros

[Fonte: Observador]

O Governo chinês vai conceder um apoio de 100 milhões de yuans (13 milhões de euros) a fundo perdido para o desenvolvimento de projetos agrícolas em Angola, segundo um decreto presidencial consultado esta quinta-feira pela Lusa.
De acordo com o documento, […]