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– 02-05-2004 |
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Campanha para aumentar registos das empresas na Internet em .com.ptA Fundação que gere o domínio português na Internet (FCCN) anunciou quarta-feira uma nova campanha publicitária para aumentar os registos das empresas em .com.pt, hierarquia criada há dois anos e cujo sucesso tem sido "razoável". A campanha apela ao orgulho nacional, usando referências como o fado, Amália Rodrigues ou Camões, sublinhando a estranheza de os ver associados a um domínio estrangeiro: www.cozidoaportuguesa.uk, por exemplo. O objectivo é motivar as empresas portuguesas a efectuarem o seu registo na Internet em .com.pt, assumiu o presidente da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), Pedro Veiga. "Queremos que todas as PME [pequenas e médias empresas] passem a ter o seu próprio domínio", disse, sublinhando que as regras da FCCN são ágeis, simples, com o mínimo de burocracia, prestando um serviço de qualidade. No quadro da Europa dos Quinze, Portugal é o segundo país com menos domínios activos (30.164), superado pela Grécia, Espanha, Finlândia ou Irlanda, e apenas à frente do Luxemburgo, país que, no entanto, tem uma população muito inferior. "Achámos que devíamos dar o nosso contributo agora que o ciclo económico se está a inverter para que a economia do conhecimento avance", disse Pedro Veiga. Além da campanha publicitária na imprensa e Internet, serão promovidos seminários com empresários (o primeiro marcado já para quinta-feira) e colocada informação nas universidades, em todas as lojas do cidadão e várias associações industriais. O registo poderá ser feito on-line e o pagamento (58 euros para dois anos) efectuado por cartão multibanco ou crédito, disse. "O objectivo é ter um aumento 25 por cento superior ao número de registos obtidos em 2001, o nosso melhor ano", continuou. Questionado sobre as vantagens das empresas optarem pelo registo em português, o presidente da FCCN sublinhou a identidade e o facto do domínio poder ser deslocado mesmo que se mude de fornecedor da Internet (ISP). A hierarquia .com.pt foi criada pela FCCN em Fevereiro de 2002, a par de outras que não têm registado muito sucesso, como nome.pt, org.pt, net.pt ou edu.pt. Admitindo que possam ser criadas campanhas para dinamizar estas hierarquias, Pedro Veiga revelou que todas as escolas públicas vão entretanto migrar para o edu.pt. O responsável indicou ainda que durante este ano será lançados os domínios com caracteres específicos da língua portuguesa (cedilhados ou com til, por exemplo). A FCCN, uma instituição privada de utilidade pública, gere a Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS), que liga à Internet instituições do ensino básico e secundário, centros de formação de professores, bibliotecas municipais, entre outras.
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