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– 02-05-2004 |
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Campanha para aumentar registos das empresas na Internet em .com.ptA Funda��o que gere o dom�nio portugu�s na Internet (FCCN) anunciou quarta-feira uma nova campanha publicit�ria para aumentar os registos das empresas em .com.pt, hierarquia criada h� dois anos e cujo sucesso tem sido "razo�vel". A campanha apela ao orgulho nacional, usando refer�ncias como o fado, Am�lia Rodrigues ou Cam�es, sublinhando a estranheza de os ver associados a um dom�nio estrangeiro: www.cozidoaportuguesa.uk, por exemplo. O objectivo � motivar as empresas portuguesas a efectuarem o seu registo na Internet em .com.pt, assumiu o presidente da Funda��o para a Computa��o Cient�fica Nacional (FCCN), Pedro Veiga. "Queremos que todas as PME [pequenas e médias empresas] passem a ter o seu pr�prio dom�nio", disse, sublinhando que as regras da FCCN são �geis, simples, com o m�nimo de burocracia, prestando um servi�o de qualidade. No quadro da Europa dos Quinze, Portugal � o segundo país com menos dom�nios activos (30.164), superado pela Gr�cia, Espanha, Finl�ndia ou Irlanda, e apenas � frente do Luxemburgo, país que, no entanto, tem uma popula��o muito inferior. "Ach�mos que dev�amos dar o nosso contributo agora que o ciclo econ�mico se está a inverter para que a economia do conhecimento avance", disse Pedro Veiga. além da campanha publicit�ria na imprensa e Internet, seráo promovidos semin�rios com empres�rios (o primeiro marcado j� para quinta-feira) e colocada informação nas universidades, em todas as lojas do cidad�o e várias associa��es industriais. O registo poder� ser feito on-line e o pagamento (58 euros para dois anos) efectuado por cart�o multibanco ou cr�dito, disse. "O objectivo � ter um aumento 25 por cento superior ao n�mero de registos obtidos em 2001, o nosso melhor ano", continuou. Questionado sobre as vantagens das empresas optarem pelo registo em portugu�s, o presidente da FCCN sublinhou a identidade e o facto do dom�nio poder ser deslocado mesmo que se mude de fornecedor da Internet (ISP). A hierarquia .com.pt foi criada pela FCCN em Fevereiro de 2002, a par de outras que não t�m registado muito sucesso, como nome.pt, org.pt, net.pt ou edu.pt. Admitindo que possam ser criadas campanhas para dinamizar estas hierarquias, Pedro Veiga revelou que todas as escolas públicas v�o entretanto migrar para o edu.pt. O respons�vel indicou ainda que durante este ano será lan�ados os dom�nios com caracteres espec�ficos da l�ngua portuguesa (cedilhados ou com til, por exemplo). A FCCN, uma instituição privada de utilidade pública, gere a Rede Ci�ncia, Tecnologia e Sociedade (RCTS), que liga � Internet instituições do ensino b�sico e secund�rio, centros de forma��o de professores, bibliotecas municipais, entre outras.
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