A Comissão Europeia lançou hoje um painel de controlo sobre abastecimento e segurança alimentar na União Europeia (UE) que inclui um sistema de alerta e a monitorização de provisões agrícolas e das quotas de importação.
O painel de controlo, apresentado no âmbito da Conferência sobre as Perspetivas Agrícolas da UE, irá ainda “apresentar uma vasta gama de indicadores que afetam o abastecimento alimentar e a segurança alimentar na UE, tais como eventos meteorológicos e de seca, custos de frete e energia, desenvolvimento de doenças animais e possíveis restrições comerciais”.
O painel incluirá uma secção específica de monitorização mostrará dados sobre as taxas de autossuficiência das mercadorias agrícolas mais significativas, bem como quotas das importações da UE e dos Estados-membros referentes produtos de base e fertilizantes.
As taxas mensais de inflação alimentar na UE também serão exibidas no painel.
O lançamento deste painel era uma das ações previstas pelo executivo comunitário no âmbito da invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro, e o impacto que a guerra teve nos mercados agrícolas, nomeadamente pela subida dos preços dos combustíveis e as interrupções no comércio.