|
|
|
|
|
– 10-05-2003 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] [ Internacional ] |
Brasil : Vendas de vinho do Porto caem 29% em 2002são Paulo, 09 Mai Em termos de comercializa��o de unidades, as vendas sofreram uma queda de 25 por cento para as 55 mil caixas. A forte desvaloriza��o do real face ao d�lar foi o principal factor para a retrac��o nas vendas do tradicional vinho do Porto, que tem no Brasil seu 12� mercado de comercializa��o, afirma Carlos Soares, respons�vel pela área de comunica��o e marketing do Instituto. Uma posi��o que se tem mantido nos �ltimos quatro anos. O IVP � respons�vel pela emissão do selo de garantia e o certificado de denomina��o de origem "Porto" concedido �s empresas vin�colas. A estratégia para o mercado brasileiro em 2003, segundo Soares, � desenvolver ac��es promocionais que estimulem o consumo de vinhos das categorias especiais, de melhor qualidade, como o Vintage ou L.B.V., mais caros em virtude de todo o seu processo de produ��o. "H� potencial de procura para essas categorias de vinho e vamos focar nessa direc��o", disse Carlos Soares, ao acrescentar que a import�ncia do mercado brasileiro pode ser verificada no investimento promocional realizado. "Gastamos mais em promo��o no Brasil do que na Fran�a, o maior mercado consumidor". Este ano dever�o ser investidos 36 mil d�lares (cerca de 31,3 mil euros) em ac��es de marketing no Brasil. Neste ambito, na pr�xima segunda-feira, dia 12, ocorre em Curitiba, uma prova de degusta��o promovida pelo IVP, em parceria com entidades brasileiras e importadoras, para a qual foram convidados cerca de 800 pessoas. Outro evento, j� marcado, terá lugar no Rio de Janeiro, a 10 de Setembro, dia internacional do vinho do Porto. Estas são ac��es promocionais que visam Também, segundo Soares, mostrar a versatilidade da bebida proveniente das vinhas da regi�o demarcada do Douro, ao norte de Portugal. "Queremos mostrar que pode ser tomado em várias ocasi�es como um aperitivo, acompanhando a entrada e não apenas ao final da refei��o ou com a sobremesa", afirma Soares, que responde pelos mercados do Brasil e Portugal. O mesmo respons�vel adiantou que ainda não tem dados sobre os pedidos de compras neste ano das importadoras brasileiras. Mas a expectativa está ligada directamente � estabiliza��o da varia��o cambial. De acordo com o estudo da unidade brasileira do Icep (Investimento, Com�rcio e Turismo), �rg�o do Governo portugu�s que tem, no seu pelouro, a promo��o de produtos daquele país no mercado internacional, as exporta��es portuguesas de vinhos, em geral, registaram em 2002 uma acentuada queda de 38 por cento, em compara��o com 2001. Segundo a mesma fonte, as exporta��es passaram de 13,7 milhões de d�lares (cerca de 11,9 milhões de euros) em 2001 para 8,5 milhões de d�lares (7,3 milhões de euros) no ano passado. Portugal perdeu posi��o no "ranking" dos principais fornecedores de vinhos para o Brasil, passando da 2� posi��o em 2001 para a terceira, no ano passado, tendo sido ultrapassado pela It�lia e Chile. Enquanto a quota portuguesa caiu de 21,75 por cento para 17,07 por cento, a chilena aumentou de 17,61 por cento para 23,23 por cento no período em análise. O Chile, destaca o estudo, beneficia ao lado da Argentina (que integra o Mercosul), de condi��es de mercado amplamente mais favor�veis que os países europeus, em virtude das isen��es ou redu��es das taxas aduaneiras (Argentina � zero por cento e o Chile � 10 por cento). J� o vinho portugu�s, franc�s, espanhol ou italiano sofre encargos da ordem dos 70 por cento para entrar no Brasil.
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |