Boletim meteorológico para a agricultura – abril 2019

Boletim meteorológico para a agricultura – abril 2019

[Fonte: IPMA] O mês de abril de 2019, em Portugal continental, classificou se como normal em relação à temperatura do ar e chuvoso em relação à precipitação.

Na primeira década os valores médios de temperatura média do ar foram inferiores ao valor normal em quase todo o território, na segunda década os valores foram superiores ao valor normal, exceto em alguns locais do Centro e Sul e na última década do mês os valores foram superiores ao normal em praticamente todo o território, sendo de realçar o período de 26 a 30 de abril com valores muito superiores ao normal, em particular, a temperatura máxima.

Em relação à quantidade de precipitação, o valor médio mensal corresponde a cerca de 150 % do valor normal. Em termos espaciais os valores da percentagem de precipitação, em relação ao valor médio (1971-2000), foram superiores ao normal em praticamente todo o território, exceto nalguns locais da região Sul. O valor médio da quantidade de precipitação no presente ano hidrológico 2018/2019, 556.7 mm, corresponde a 79 % do valor normal.

De acordo com o índice PDSI, no final de abril apenas as regiões a sul do rio Tejo mantêm-se em situação de seca. Assim, no final de abril 58 % do território estava em situação de seca meteorológica.

O número de horas de frio acumuladas entre 1 de outubro de 2018 e 30 de abril de 2019 é superior a 500 horas em todo o território, exceto nalguns locais do litoral Centro e Sul.

→ Consulte aqui o documento ←

Comente este artigo
Anterior Obrigatoriedade de inspecção dos equipamentos de aplicação de produtos fitofarmacêuticos
Próximo Wild wheat genetics offer climate hope for food crops

Artigos relacionados

Legislação

VITIS – Nova legislação para o período 2019-2023

A Portaria nº 220/2019 de 16 de julho estabelece as normas de execução do regime de apoio à reestruturação e reconversão das vinhas (VITIS), para o período 2019-2023 […]

Certificação e gestão florestal

Projeto 2BForest – Mais Floresta, Mais Segurança, Mais Certificação – ciclo de formações

Passado um ano de certificação do grupo do Grupo de Cadeia de Custódia, a 2BForest aposta na formação e informação dos trabalhadores em Segurança no trabalho Florestal. […]

Cotações ES

Los precios de los cítricos se mantienen sin cambios en la Lonja de Valencia


Los precios de los cítricos se mantienen estables en un contexto de mercado con pocas operaciones, salvo en el caso de algunas variedades. […]