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– 05-11-2004 |
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Biocombustíveis : Produção 100 milhões litros de bioetanol pode avançar no AlquevaLisboa, 04 Nov De acordo com um estudo encomendado pela EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva à ESAGRI, que será divulgado sexta-feira na primeira Conferência Energia e Ambiente em Alqueva, foi identificada uma área de cerca de 47 mil hectares com vocação para a produção de 100 milhões de litros por ano de bioetanol. O objectivo é construir na região uma destilaria mista, num investimento de 59,7 milhões de euros, que consiga processar bioetanol através de cereais e beterraba. O estudo refere que a produção de bioetenol tem interesse do ponto de vista empresarial, mas necessita de apoio público para a criação de uma fileira completamente nova no país, nomeadamente através da isenção fiscal pelo menos durante um período de 10 a 15 anos. A produção de biocombustíveis na região permitiria ainda um impacto económico e social importante a nível regional e nacional. O bioetanol obtém-se através da fermentação alcoólica de açucares que se encontram nos grãos dos cereais (milho e trigo) e na beterraba (sacarose), que ao ser misturados na gasolina e gasóleo reduz a emissão de gases poluentes para a atmosfera. O ministro da Agricultura, Carlos Costa Neves, já anunciou a intenção do Governo em apostar nas culturas energéticas, e o secretário de Estado do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, anunciou que o Executivo pretende isentar os biocombustíveis do pagamento de imposto sobre produtos petrolíferos (ISP) já no próximo ano. De acordo com a directiva comunitária sobre os biocombustíveis, cuja transposição para a legislação portuguesa deve estar concluída em breve, cada Estado-membro da União Europeia deve assegurar que, até 31 de Dezembro de 2005, toda a gasolina e gasóleo utilizados nos transportes públicos incorpore 2 por cento de biocombustível. Essa percentagem deverá atingir os 5,75 por cento em 2010, sendo objectivo da Comissão Europeia não só reduzir a emissão de gases poluentes, tendo em vista o cumprimento do Protocolo de Quioto, mas também reduzir a dependência do sector dos transportes em relação ao petróleo.
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