Beja acolhe pela primeira vez  evento preparatório da World Olive Oil Exhibition

Beja acolhe pela primeira vez evento preparatório da World Olive Oil Exhibition

Portugal recebeu, pela primeira vez, o evento preparatório da maior feira mundial dedicada ao azeite. Neste encontro, que decorreu em Beja, na sede da OLIVUM – Associação de Olivicultores do Sul, participaram algumas das personalidades mais influentes do setor.  

A World Olive Oil Exhibition (WOOE), o maior encontro a nível mundial dedicado ao azeite, que vai decorrer em Madrid nos dias 18 e 19 de Março, começou, assim, a aquecer os motores neste evento preparatório, realizado em parceria com o grupo editorial de Mercacei.

José Luis Murcia, diretor da WOOE, destacou que “escolhemos Portugal para celebrar este primeiro encontro que antecipa o maior evento sobre o azeite do mundo, precisamente pela importância que o setor teve neste país e, concretamente, na região do Alentejo, líder em produção e inovação”.

Pedro Lopes, Presidente da OLIVUM, congratulou-se com a escolha de Beja para a realização do evento e sublinhou que “este é um sinal claro que Portugal, e em particular o Alentejo, está cada vez mais a liderar a olivicultura moderna internacional”. 

“Inovação como estratégia disruptiva no âmbito da olivicultura mundial” foi o mote para este debate onde se refletiu também sobre como a nova olivicultura pode beneficiar o setor internacional de produção de azeite e se destacou as conquistas da modernização do setor oleícola.

O evento contou com a participação de Mariana Matos, da Casa do Azeite; Vasco Cortes Martins, Pedro Lopes e Álvaro Labella, da OLIVUM; Gonçalo Morais Tristão, presidente da CEPAAL; Luis Mira Coroa, presidente da UCASUL; Francisco Pavão, presidente da APPITAD; José Godinho Calado, Diretor Regional de Agricultura do Alentejo; José Pedro Salema, presidente da EDIA e José Garcia Duarte, presidente da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos. O debate foi moderado por José Luis Murcia, diretor da WOOE; Juan Vilar, analista oleícola internacional e consultor estratégico e Juan Peñamil, CEO do grupo Mercacei.

World Olive Oil Exhibition  

A World Olive Oil Exhibition (WOOE) é o encontro internacional de referência para produtores e compradores do setor olivicultor, organizado em Espanha. A nona edição terá lugar nos dias 18 e 19 de março deste ano no pavilhão 14 da IFEMA de Madrid.

Comente este artigo
Anterior Governo português não pediu ajuda à Comissão Europeia em relação à escassez de caudal do Rio Tejo
Próximo Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 13 a 19 Janeiro 2020

Artigos relacionados

Nacional

Produção de amêndoa duplica numa década em Portugal

A produção de amêndoa está prestes a duplicar em Portugal com novas plantações na última década, nomeadamente em zonas sem tradição da cultura, […]

Últimas

“Devolvemos os animais à sua natureza”

A Go Organic é uma das maiores produções em modo biológico de porco branco da Europa e fica no Alentejo, na Herdade da Barrosinha, […]

Eventos

Seminário: “Carne q.b. – Consumidor esclarecido” – 16 de outubro – Lisboa

A APIC irá organizar com a Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa e com o apoio da ZOETIS, o seminário “Carne q.b. – Consumidor esclarecido”, no próximo dia 16 de outubro […]