A batata Princesa Amandine foi eleita Sabor do Ano 2022. Com cerca de dois anos no mercado português, a batata Princesa Amandine apresenta-se como uma variedade com «características culinárias específicas», como a «cremosidade, leveza, sabor e firmeza».
«Estamos muito contentes com esta conquista. A variedade Amandine, que dá o nome à nossa batata, pertence ao segmento de batatas de polpa firme e não existia em Portugal até à nossa entrada no mercado», explica Jean Michel Beranger, director-geral da Associação Princesa Amandine Ibérica. «Ser Sabor do Ano apenas dois anos depois, deixa-nos muito orgulhosos e com a certeza de que o trabalho que está a ser desempenhado por toda a Associação Princesa Amandine Ibérica está a ser uma mais-valia tanto para os consumidores como para os associados.»
O nascimento da Princesa Amandine Ibérica resulta da conjugação de quatro empresas: a portuguesa Campotec, a Ibérica de Batatas (Madrid), a Zamorano (Barcelona) e a Udapa (País Basco).
A marca francesa chegou assim à Península Ibérica, onde pela primeira vez permite a produção da batata noutra região que não França. Em Portugal é apenas produzida nos meses de Verão.
O selo “Sabor do Ano” é atribuído através de uma avaliação, em prova cega, de um conjunto de consumidores que provam e elegem os produtos tendo em conta critérios como o sabor, a textura, o odor e a satisfação global.
A batata Princesa Amandine pode ser encontrada nos lineares das principais redes de super e hipermercados, por 1,99€ o pack.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.