Marca coletiva Miss Tata estará visível nos sacos de batata dos produtores associados da Porbatata, que lança campanha de promoção nacional no arranque da época de colheita. Em parceria com a APED, Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição, a marca estará também presente nos hipers e supermercados aderentes.
A Porbatata, Associação da Batata de Portugal, lançou hoje uma campanha nacional para promover a batata portuguesa, em parceria com a APED, Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição e o Crédito Agrícola, com o apoio do Ministério da Agricultura.
Numa altura em que a colheita de batata nova decorre um pouco por todo o país, os produtores associados da Porbatata vão usar nas suas embalagens a marca Miss Tata ajudando, assim, os consumidores a identificar mais facilmente a origem do produto. Esta é a primeira vez que a marca coletiva criada pela Porbatata vai estar visível nas embalagens à venda no retalho nacional, incluindo híper e supermercados aderentes da campanha nacional.
A Miss Tata será também promovida em folhetos e outros materiais de comunicação nos pontos de venda. Esta iniciativa deverá prolongar-se até meados de setembro.
Criada pela Porbatata para promover a batata portuguesa, a Miss Tata personaliza as características deste produto de destaque na gastronomia portuguesa. Fresca, nova, acabada de colher e aliada de uma alimentação saudável, a batata portuguesa distingue-se por ser das primeiras na Europa a chegar ao mercado.
“A Porbatata tem como missão promover a batata portuguesa e nesta campanha de divulgação nacional é com a marca coletiva Miss Tata que comunica de forma mais próxima com os consumidores. A preferência por produtos nacionais não é apenas uma necessidade de estímulo económico é também um incentivo aos portugueses para que escolham alimentos mais saborosos, produzidos localmente e, por isso, mais frescos e amigos do ambiente”, diz Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata.
“O setor da distribuição está permanente empenhado em promover e apoiar a produção nacional e isso refletiu-se na expressiva adesão por parte das insígnias associados que estarão a divulgar a companha nos próximos três meses, em pontos de venda de norte a sul do país. A habitual cooperação e colaboração entre estes dois setores ganhou ainda mais relevância no último ano, devido à pandemia, e assume-se agora como fundamental na promoção de produtos nacionais que têm características nutricionais ainda pouco conhecidas do consumidor”, acrescenta Mónica Ventosa, diretora geral adjunta da APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição).
Campanha Internacional
Em simultâneo com a campanha de promoção nacional, a Porbatata também irá lançar o selo Miss Tata nas embalagens de batata portuguesa destinadas à exportação.
A Associação da Batata de Portugal promoveu ainda uma ação de divulgação da Miss Tata em órgãos de comunicação social especializados europeus, com especial destaque para de Espanha, Holanda e França. O objetivo é dar a conhecer a marca coletiva da batata portuguesa e estimular as exportações, numa altura em que este produto está a chegar ao mercado, acabado de colher.
Em 2020, as exportações de batata somaram mais de18 milhões de euros e a União Europeia foi o principal mercado de destino. O maior comprador de batata portuguesa é Espanha, que absorve 48% das exportações nacionais, em valor.
A promoção internacional faz parte do projeto de Promoção da Batata Portuguesa nos Mercados Externos, apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.
Vídeo e imagens da campanha de promoção da Batata Portuguesa aqui.
Live: Apresentação da Campanha Nacional de Promoção da Batata Portuguesa