A Porbatata lançou hoje a campanha nacional de promoção da batata portuguesa, que vai incluir um selo comum da marca “Miss Tata” para ajudar os consumidores a identificar o produto.
“Numa altura em que a colheita de batata nova decorre um pouco por todo o país, os produtores associados da Porbatata vão usar nas suas embalagens a marca Miss Tata ajudando, assim, os consumidores a identificar mais facilmente a origem do produto”, indicou, em comunicado, a Associação da Batata de Portugal (Porbatata).
Esta vai ser a primeira vez que a marca coletiva estará nas embalagens à venda no retalho.
A campanha, promovida em conjunto com a Associação portuguesa das Empresas de Distribuição (APED), deverá prolongar-se até setembro.
A par da campanha nacional, vai ainda decorrer uma promoção internacional, utilizando, novamente, o selo “Miss Tata” nas embalagens de batata para exportação.
Em comunicado, o presidente da Porbatata, Sérgio Ferreira, afirmou que “a preferência por produtos nacionais não é apenas uma necessidade de estímulo económico”, mas também um incentivo aos portugueses “para que escolham alimentos mais saborosos, produzidos localmente e, por isso, mais frescos e amigos do ambiente”.
Por sua vez, a diretora-geral adjunta da APED, Mónica Ventosa, notou que o setor da distribuição “está permanentemente empenhado em promover e apoiar a produção nacional”, como se refletiu na adesão de insígnias à divulgação da campanha.
Em Portugal, o consumo ‘per capita’ de batata é de 93,6 quilos por ano, segundo dados da Porbatata enviados à Lusa.
As batatas nacionais são produzidas em todo o país, destacando-se as zonas de Entre o Douro e Minho, Trás-os-Montes, Beira Interior, Beira Litoral, Oeste, Ribatejo, Península de Setúbal e Costa Alentejana.
A área total ocupada por o cultivo deste produto ascende a 22 mil hectares e a produção média situa-se nas 400 mil toneladas anuais.
Em 2020, as exportações de batata portuguesa ultrapassaram os 18 milhões de euros, sendo a União Europeia o principal destino.
Por mercado, Espanha absorve 48% das exportações nacionais em valor.
Batata nacional chega pela primeira vez aos consumidores com selo Miss Tata
Live: Apresentação da Campanha Nacional de Promoção da Batata Portuguesa