Baixo Alentejo abre pós-graduação em Sistemas de Informação Geográfica no Setor Florestal

Baixo Alentejo abre pós-graduação em Sistemas de Informação Geográfica no Setor Florestal

[Fonte: Rádio Campanário] O Salão Nobre da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo recebeu esta segunda-feira. 29 de julho, a cerimónia de Apresentação da Pós-Graduação “Sistemas de Informação Geográfica (SIG) no Setor Florestal”, com a presença do Senhor Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Miguel Freitas.

Esta Pós-Graduação resulta do trabalho desenvolvido no Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal da CIMBAL com os Gabinetes Técnicos Florestais (GTF) dos Municípios do Baixo Alentejo, na deteção de algumas lacunas no âmbito da formação e capacitação dos técnicos municipais.

Lançado o desafio ao Instituto Politécnico de Beja, através da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG) e da Escola Superior Agrária (ESAB), surgiu esta proposta, sob a forma de Pós-Graduação, que permite dotar os nossos recursos humanos das competências técnico-científicas para o melhor exercício das suas funções.

Num quadro marcado pela adaptação às alterações climáticas, pela valorização do montado (no âmbito do projeto da Entidade Regional de Turismo do Alentejo para inscrição, enquanto paisagem cultural, na Lista de Património Mundial da UNESCO) e pelo elevado risco de incêndio rural que áreas significativas do Baixo Alentejo comportam, importa criar condições para que os Municípios e outras entidades do território consigam responder, de forma eficiente, a estes desafios.

O Instituto Politécnico de Beja prontamente se disponibilizou para ajudar a encontrar a melhor solução, através desta formação especializada, neste trabalho conjunto com a CIMBAL e os municípios do Baixo Alentejo.

Comente este artigo
Anterior Vinha: Mais um mês para candidaturas a apoios do Programa VITIS
Próximo Oferta de emprego - Engenheiro Agrónomo - Leiria

Artigos relacionados

Eventos

Grupo Operacional Macfertiqual realiza ação de demonstração – 28 de novembro – Moimenta da Beira

[Fonte: Rede Rural Nacional] O Grupo Operacional “Macfertiqual – Novos métodos de diagnóstico nutricional em macieiras Gala visando a sustentabilidade e a qualidade” […]

Nacional

A amêndoa no seu “solar” florido

São inescapáveis por estas paragens, ainda que, neste início de Março, não sejam homogéneas: há manchas extrovertidas, que vemos mesmo ao longe, […]

Vídeos

Dia de Campo 2020 – InovMilho

Na sequência do Dia de Campo do InovMilho 2020, que este ano devido à COVID19 teve de ser limitado a um número de participantes muito limitado, junto enviamos o vídeo institucional com […]