Baixo Alentejo abre pós-graduação em Sistemas de Informação Geográfica no Setor Florestal

Baixo Alentejo abre pós-graduação em Sistemas de Informação Geográfica no Setor Florestal

[Fonte: Rádio Campanário] O Salão Nobre da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo recebeu esta segunda-feira. 29 de julho, a cerimónia de Apresentação da Pós-Graduação “Sistemas de Informação Geográfica (SIG) no Setor Florestal”, com a presença do Senhor Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Miguel Freitas.

Esta Pós-Graduação resulta do trabalho desenvolvido no Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal da CIMBAL com os Gabinetes Técnicos Florestais (GTF) dos Municípios do Baixo Alentejo, na deteção de algumas lacunas no âmbito da formação e capacitação dos técnicos municipais.

Lançado o desafio ao Instituto Politécnico de Beja, através da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG) e da Escola Superior Agrária (ESAB), surgiu esta proposta, sob a forma de Pós-Graduação, que permite dotar os nossos recursos humanos das competências técnico-científicas para o melhor exercício das suas funções.

Num quadro marcado pela adaptação às alterações climáticas, pela valorização do montado (no âmbito do projeto da Entidade Regional de Turismo do Alentejo para inscrição, enquanto paisagem cultural, na Lista de Património Mundial da UNESCO) e pelo elevado risco de incêndio rural que áreas significativas do Baixo Alentejo comportam, importa criar condições para que os Municípios e outras entidades do território consigam responder, de forma eficiente, a estes desafios.

O Instituto Politécnico de Beja prontamente se disponibilizou para ajudar a encontrar a melhor solução, através desta formação especializada, neste trabalho conjunto com a CIMBAL e os municípios do Baixo Alentejo.

Comente este artigo
Anterior Vinha: Mais um mês para candidaturas a apoios do Programa VITIS
Próximo Oferta de emprego - Engenheiro Agrónomo - Leiria

Artigos relacionados

Nacional

Próximo quadro financeiro plurianual tem “alguns escolhos” no seu caminho

O ministro do Planeamento afirmou esta sexta-feira, em Lisboa, que a discussão do próximo quadro financeiro regista “alguns escolhos” no seu caminho, […]

Últimas

Novo matadouro em São Jorge construído na próxima legislatura

“À semelhança do que aconteceu na restante rede regional de abate, a ilha de São Jorge também terá um novo matadouro, […]

Nacional

Incêndios. Fogo em Pampilhosa da Serra em fase de resolução

O fogo, que teve início pelas 14:20, em área florestal, sobretudo de mato e pinhal, da zona de Dornelas do Zêzere, […]