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– 09-08-2006 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] |
Azeite: Produtores consideram "fant�stica" aceita��o marca de produto portugu�sLisboa, 09 Ago Mariana Matos, secret�ria-geral da Associa��o do Azeite de Portugal, reagia, em declarações � agência Lusa, � informação de que a questáo ficou definitivamente resolvida na reuni�o que o ministro da Economia, Manuel Pinho, manteve teráa-feira com o ministro do Desenvolvimento, Ind�stria e Com�rcio Exterior do Brasil, Luiz Fernandes Furlan. Manuel Pinho integra a comitiva do primeiro-ministro Jos� S�crates, que efectua esta semana uma visita oficial ao Brasil. Afirmando não ter ainda qualquer informação oficial sobre essa decisão, Mariana Matos disse ter "imensa esperan�a" de que a questáo, que se arrasta desde 1998, apesar de numerosos contactos e negocia��es, seja finalmente ultrapassada. Segundo disse, a marca que identifica e certifica o azeite portugu�s foi registada no Brasil nos anos 30, mas não foi renovada e caiu. Com o aparecimento de problemas, como a coloca��o da marca em azeites que não t�m origem em Portugal ou que tendo são adulterados (com misturas), os produtores portugueses, através da sua associa��o, t�m procurado repor o registo da marca para actuarem em casos de utiliza��o abusiva, até aqui sem sucesso. O registo da marca (um selo aposto nas garrafas de azeite portugu�s) teria "um impacto grande na comercializa��o (no Brasil) e na defesa da qualidade", disse Mariana Matos. O azeite representa um quarto das exporta��es portuguesas, em valor, para o Brasil, detendo uma quota de 46 por cento do mercado, segundo dados da associa��o. Das 17.500 toneladas de azeite exportadas em 2005 por Portugal, 63 por cento, ou seja, 11.000 toneladas, tiveram como destino o Brasil, um mercado "com grande potencial de crescimento", afirmou. As exporta��es t�m um peso de 30 por cento no volume de neg�cios do sector. Portugal � o primeiro fornecedor de azeite para o Brasil, seguido da Espanha, Argentina e It�lia.
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