|
|
|
|
|
– 09-08-2006 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] |
Agro-alimentar: Associa��es concertam internacionaliza��o e criam marcaLisboa, 09 Ago Com o nome provis�rio de "Mesa Portuguesa", a iniciativa, no ambito de uma candidatura � medida do Prime – que apoia a internacionaliza��o das empresas portuguesas -, junta pela primeira vez a fileira agro-alimentar para proporcionar uma oferta mais vasta de produtos portugueses sob a marca Portugal, disse � Lusa a secret�ria geral da Casa do Azeite, Mariana Matos. O projecto, com um financiamento de 1,9 milhões de euros, 70 por cento dos quais a fundo perdido, pr�-aprovado pelo ICEP Portugal em Julho, envolve, além da Associa��o do Azeite de Portugal, a Associa��o Nacional de Comerciantes de Produtos Alimentares, a Associa��o Nacional de Produtores de P�ra Rocha e a Agrobio (agricultura biol�gica). Com tr�s vertentes, o projecto está j� a decorrer nas ac��es transversais, que t�m a ver com a estratégia de marketing a seguir, em particular com a imagem comum a adoptar, prevendo-se que as primeiras ac��es "com visibilidade", envolvendo j� as empresas, se iniciem em Outubro, disse Mariana Matos. Neste ambito, 42 empresas v�o estar presentes no Sal�o Internacional da Alimenta��o, que decorre em Outubro em Paris, um dos principais da Europa, estando Também j� prevista a participa��o em pontos de venda na B�lgica em 2007, envolvendo não s� os membros das associa��es envolvidas mas Também empresas não associadas, adiantou. O projecto prev� ainda a realiza��o de ac��es espec�ficas por cada uma das associa��es, indo a Casa do Azeite centrar as suas ac��es no Brasil (seu principal mercado de exportação) neste ano zero, acrescentou. Assim, a partir de finais de Outubro e até Julho de 2007, os produtores de azeite portugueses v�o apostar em rela��es públicas, publicidade e pontos de venda no mercado brasileiro, numa campanha que irá depois durar "pelo menos até 2009", disse. Mariana Matos acredita que, confirmando-se a resolu��o do problema do registo no Brasil da marca que identifica o azeite portugu�s, como hoje anunciou, em Bras�lia, o ministro da Economia, Manuel Pinho, existem todas as condi��es para um crescimento das exporta��es deste produto para aquele país. Portugal � j� o primeiro fornecedor de azeite para o Brasil, seguido da Espanha, Argentina e It�lia, detendo uma quota de 46 por cento daquele mercado. O azeite representa um quarto das exporta��es portuguesas, em valor, para o Brasil, país que recebeu, em 2005, 11.000 das 17.500 toneladas exportadas, ou seja 63 por cento das exporta��es de azeite portugu�s, segundo dados da associa��o. As exporta��es portuguesas de azeite, que representaram em 2005 30 por cento do volume de neg�cios do sector, t�m registado (no período 1993-2005) um crescimento m�dio anual de 6 por cento ao ano.
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |