Avaria no principal furo de captação de água afeta ilha de Santa Maria

Avaria no principal furo de captação de água afeta ilha de Santa Maria

“O principal furo de captação de água que se localiza na freguesia de Almagreira está inoperacional neste momento devido a avaria da bomba. E, quando fomos substituir a bomba, esta ficou presa no furo. E estamos a aguardar que no dia 30 [de maio] chegue à ilha um técnico do continente de uma empresa especialidade para fazer uma filmagem e assim averiguarmos se existe a possibilidade de recuperar o furo ou se temos que partir para outro”, explicou à agência Lusa o presidente da Câmara de Vila do Porto, Carlos Rodrigues.

De acordo com o autarca, em causa está “a avaria” num furo que disponibiliza “40 metros cúbicos de água por hora, abastecendo os principais tanques da vila e aeroporto”, os maiores centros populacionais da ilha.

Aquele furo “também disponibiliza alguma água para outros tanques para abastecimento das freguesias de São Pedro e Santa Bárbara”, ainda de acordo com o autarca social-democrata.

São “furos municipais que pertenciam à ANA-Aeroportos e que passaram para a administração da câmara em 2011”, segundo o autarca mariense.

O presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, referiu que a situação da avaria no furo de captação de água da freguesia de Almagreira já se verifica “há quase dois meses”, mas “não foi possível a deslocação de um técnico à ilha” devido aos atuais constrangimentos provocados pela pandemia, no entanto, abriu-se agora “uma janela de oportunidade para a chegada do técnico no próximo dia 30”.

“Nesta altura, a situação do abastecimento está estabilizada. Estamos a fazer transporte de água para recuperar os tanques e, se não houver grandes anomalias, vamos conseguir manter a situação estável, mas também é preciso que chova”, disse Carlos Rodrigues, indicando, no entanto, que “no fim de semana passado houve zonas da ilha sem água”.

Agora, a situação “está estabilizada através da colaboração da Associação Agrícola” da Ilha de Santa Maria, segundo o autarca, lembrando que a Câmara disponibiliza também “água à lavoura de Santa Maria a titulo gratuito durante o ano”.

Em nota enviada à Lusa, a Associação Agrícola informa que “está a colaborar com a autarquia”, “cedendo água a título gratuito”, para “fazer face às dificuldades no abastecimento à população, água” do “sistema de abastecimento do furo dos Tremoçais, freguesia de Almagreira, dedicado ao abastecimento da agropecuária, sistema que se encontra sob a gestão desta associação mediante protocolo com o IROA SA” (Instituto Regional de Ordenamento Agrário) e a empresa Ilhas de Valor.

“Com o objetivo de minimizar as questões da água na ilha” na agropecuária e “na sequência de proposta desta associação, estão já concluídos os processos de aumento de capacidade de armazenamento do Poço Grande e do Cardal, com mais 250 mil litros cada”, lê-se na mesma nota.

A associação indica ainda que está também “em execução a construção do sistema de captação e armazenamento de água da Lapa de Baixo”, que terá uma capacidade de “armazenamento” de “um milhão de litros”, acrescentando que a estes “investimentos do Governo dos Açores, através da empresa IROA” se juntam ao investimento no “furo dos Tremoçais – Almagreira, numa reserva estratégica de água para o setor primário”.

A entidade apela, no entanto, aos agricultores da ilha, para que “continuem e reforcem os mecanismos para uma utilização consciente de água, evitando-se desperdícios”.

O autarca Carlos Rodrigues assegurou ainda que “não existem limites no consumo, nem há horas sem água”, mas há apelos para a população ter cuidado e “evitar ao máximo desperdícios” como “lavar jardins ou carros” ou ainda “evitar lavar janelas de mangueira”.

O artigo foi publicado originalmente em Açoriano Oriental.

Comente este artigo
Anterior Cecília Meireles quer que Governo altere a Portaria n.º 86/2020 para incluir os territórios não abrangidos nos GAL
Próximo Conselho de Ministros aprova 8 diplomas sobre florestas

Artigos relacionados

Dossiers

Oferta de emprego – Pest Management and Cultivation Support Technician – Agrónomo – Aljustrel

Holigen is a global pharmaceutical company wishing to recruit a Pest Management and Cultivation Support Technician to assist our growing […]

Últimas

Fenalac e Fenapecuária: Carta Aberta ao Senhor Ministro da Educação sobre a Telescola

No dia 13 de Maio, no âmbito do projeto #ESTUDOEMCASA, parceria entre o Ministério da Educação e a RTP, foram proferidas considerações sobre a […]

Sugeridas

Contas Económicas da Agricultura 2020 (CEA) – 1.ª estimativa: Rendimento da Atividade Agrícola deverá decrescer 3,3% em 2020

Entre janeiro e outubro de 2020, as exportações de produtos agrícolas aumentaram 6,2% face ao mesmo período do ano anterior, enquanto o total de exportações de […]