Aumento das exporta��es possibilita o crescimento econ�mico e a redu��o do endividamento externo SISAB potencia exporta��es nacionais
Tr�s dias, 400 empresas portuguesas, 28 sectores representados, 4000 marcas, 1200 compradores estrangeiros vindos de 80 países, são os n�meros do 16� Sal�o Internacional do Vinho, Pescado e Agro-Alimentar (SISAB), que se realiza de 21 a 23 de Fevereiro de 2011, no Pavilh�o Atl�ntico, em Lisboa.
Centrar a estratégia de crescimento de Portugal na internacionaliza��o da economia e conferir maior dinamismo �s economias emergentes que t�m contribu�do para o desenvolvimento nacional são os grandes objectivos do SISAB, a maior bolsa de neg�cios do sector alimentar e bebidas do país, que terá lugar no Pavilh�o Atl�ntico, em Lisboa, entre 21 e 23 de Fevereiro de 2011.
No dif�cil contexto de um mercado nacional maduro e quase esgotado, a exportação surge como hip�tese �nica para promover o crescimento das empresas portuguesas.
Ao participar no Sal�o Internacional do Vinho, Pescado e Agro-Alimentar, as empresas acedem � maior plataforma de neg�cios na área gourmet e de excel�ncia dos produtos alimentares em Portugal, degustando mais de tr�s mil produtos provenientes de 28 sectores.
Em 2011, a feira regista um aumento de mais 30% de empresas portuguesas participantes e um refor�o de 50% de novos mercados estrangeiros.
Na 16� edição do SISAB, 400 empresas nacionais mostram os seus produtos e marcas a 1200 compradores estrangeiros, representativos de 80 países e das maiores cadeias internacionais, como por exemplo, Harrods, Walmart, P�o de A��car e Le Roy (Brasil), Halows (Jap�o), Royal Food (EUA), Inco Danmark (Dinamarca), Cora Luxembourg (Luxemburgo) e Match Supermarch� (B�lgica).
O esfor�o da organiza��o para diversificar os mercados exportadores teve o seu eco em países emergentes como a Rússia (presente com uma comitiva superior a 500 pessoas), L�bia, Arg�lia, Dubai, Marrocos, Jap�o (20 empresas), EUA (100 agentes), Brasil, China e PALOP.
Numa altura em que a crise nacional pesa em demasia nos n�meros das empresas nacionais, o SISAB assume-se como um oportunidade de neg�cio, que re�ne os mercados tradicionais de destino de muitos produtos portugueses, mas Também outros que podem constituir-se como alternativas aos gigantes europeus para a sa�da de produtos.
Com o mercado interno fragilizado, as empresas portuguesas procuram retrabalhar os mercados tradicionais, ao mesmo tempo que apostam em novos mercados e na fileira da exportação.
Pa�ses como Angola, Mo�ambique e Brasil, entre outros, vivem em contra-ciclo, imunes � crise, e, por isso, continuam a ser boas apostas para os exportadores portugueses. Paralelamente, as empresas nacionais aumentam Também as exporta��es para países extra-comunitários, desafiando novos mercados e contrariando a depend�ncia face aos clientes habituais.
União Europeia, Angola, Estados Unidos da Am�rica e Brasil são os principais mercados de destino dos produtos portugueses. além de Angola, mercado que continua em destaque, outros mercados come�am a assumir-se como protagonistas e enquanto mercados emergentes mais significativos para Portugal: Brasil, Rússia, China, Hong-Kong, Jap�o, Macau e regi�o do Magrebe.
Marrocos, China, Jap�o, estánia, Litu�nia, M�xico, Pol�nia, Hungria, Eslov�quia, Brasil, PALOP, Su�cia, Noruega, Finl�ndia, Inglaterra, República Checa, Venezuela, It�lia, Fran�a, �ustria, Estados Unidos, Canad�, Alemanha, Ar�bia Saudita, Dinamarca, entre outros, são alguns dos países de elevado potencial econ�mico j� presenças ass�duas no SISAB.
são sectores como o vinho, as bebidas, frutas, lactic�nios, agro-alimentar, azeite, pescado, do�aria, especiarias e, mais recentemente, produtos biol�gicos e diet�ticos, os mais solicitados por quem visita o país � procura de boas oportunidades de neg�cio. Angola, Fran�a, Sui�a, Luxemburgo, B�lgica, Brasil e Estados Unidos são os países que mais compram no SISAB, muito devido � forte presença de portugueses no seu territ�rio.
Este ano quem visitar o SISAB vai deparar-se com um alargamento dos sectores presentes. além dos 14 sectores tradicionais de alimenta��o e bebidas, o certame inclui 14 novos sectores complementares: certifica��o, cutelaria e horeca, gastronomia, log�stica e transporte, serviços financeiros, cer�mica e vidro, embalagem, flores, comunica��es, floresta e derivados, brindes, serviços de excel�ncia, regi�es tur�sticas e t�xteis/design.
De forma a garantir a presença de clientes internacionais, o SISAB � promovido ao longo do ano em v�rios mercados, através da presença directa da organiza��o. A ambi��o � consolidar a informação nos mercados habituais e explorar novos, com especial enfoque em locais onde a expectativa dos consumidores se alterou, seja por raz�es econ�micas, culturais ou por simples moda.
Entre as empresas portuguesas a apresentar os seus produtos/marcas encontram-se a Delta, Primor, Nobre, Sagres, Super Bock, Sumol, Compal, Cerealis, Herdade do Espor�o, Sogrape, Imperial, Ferbar, Vimeiro, Lactogal, Cofaco, Azal – Azeites do Alentejo, Bacalhoa, Carmim, Gelpeixe, Licor Beiráo, Riberalves, Salud�es, Izidoro, Vieira de Castro, Saloio, Vimeiro, Caves da Raposeira, Dan Cake, Aveleda, entre muitas outras.
Com a particularidade de apresentar exclusivamente marcas portuguesas ao universo internacional dos importadores do sector, o SISAB assume-se, assim, como a maior montra de produtos nacionais para o mercado da exportação.
O certame conta com o Alto Patroc�nio do Presidente da Republica, dada a sua import�ncia para o mercado da exportação.
Fonte: Media Consulting
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