Associação Agrícola de São Miguel promove 13.º Curso de Preparadores de Animais

Associação Agrícola de São Miguel promove 13.º Curso de Preparadores de Animais

A Associação Agrícola de São Miguel através da Cooperativa União Agrícola, CRL está a promover entre 15 e 19 de abril de 2019, no Parque de Leilões, em Santana, a 13º edição do Curso de Preparadores de Animais para Concursos Pecuários e que este ano conta com um número record de mais de sessenta inscritos.

Este curso permite aos formandos a aquisição de conhecimentos teórico-práticos, nomeadamente as tarefas que se enquadram na preparação de animais para concursos, incluindo a sua lavagem, tosquia e alimentação. Por outro lado, este curso com forte carga experimental, direciona-se também a questões relacionadas com a preparação das camas dos animais, a ordenha das vacas e principalmente como desfilar os animais numa pista de um concurso pecuário.

Nesta edição participam jovens até aos 12 anos, com o objetivo de aprender a desfilar com as vitelas com que irão participar no XIII Concurso Juvenil Micaelense da Raça Holstein Frísia 2019, o que representa mais um sinal do futuro do setor agropecuário em São Miguel e nos Açores.

O Curso de Preparadores de animais tem como objetivo melhorar a apresentação e qualidade dos animais nos concursos pecuários, que são uma montra das potencialidades do setor agropecuário não só para os Açorianos, mas também para quem visita a região, servindo como um estímulo e incentivo à atividade agropecuária.

Vencedor do prémio de melhor preparador e manejador nacional em 2016, Tiago Saraiva, natural de Aveiro foi o convidado pela Cooperativa União Agrícola, CRL a orientar esta ação formativa. Este preparador natural de Aveiro, conta uma vasta experiência na preparação de animais para concursos e já preparou animais Holstein Frísia das principais explorações agrícolas nacionais, sendo também uma presença assídua na preparação dos animais nos concursos micaelenses.

O 13.º Curso de preparadores de animais será finalizado amanhã, quinta-feira, dia 18 de abril, no Parque de Exposições de São Miguel, em Santana, das 11H00 às 13H00, onde decorrerão provas de avaliação dos conhecimentos adquiridos através do desfile dos animais em pista, seguindo-se a entrega de prémios, pelas 14H30.

Santana, 17 de abril de 2019

Comente este artigo
Anterior APROLEP levou ao Ministério da Agricultura propostas para vencer a crise do leite em Portugal
Próximo PDR2020: Abertura de Candidaturas ao Investimento na exploração agrícola - Setor da Viticultura e Setor da Cerealicultura (Inclui arroz)

Artigos relacionados

Comunicados

InovCluster divulga sector agroalimentar português em Moçambique

A InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro, deu início à execução do seu mais recentemente projeto aprovado “AgriExport 4.0”, marcando presença entre os dias 27 de agosto e 2 de setembro na 54ª Edição da FACIM – Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Moçambique em Ricatla, […]

Comunicados

Cerca de mil Agricultores e Dirigentes Agrícolas concentrados em Lisboa em defesa da Agricultura Familiar e do Mundo Rural

Cerca de mil Agricultores, dirigentes Agrícolas e amigos do Mundo Rural concentraram-se esta tarde, 8 de Novembro, em Lisboa, frente à Assembleia da República, em defesa da Agricultura Familiar, do Mundo Rural e da Soberania Alimentar do nosso País.
Vindos de vários pontos do País, os participantes nesta iniciativa promovida pela CNA e Filiadas, […]

Comunicados

Mercado abastecedor de Faro reforça capitais próprios

O Mercado Abastecedor da Região de Faro (MARF) acaba de promover uma operação de recapitalização da sociedade, aproximando desta forma o capital social nominal do seu capital real (capitais próprios).
«O aumento de capital foi integralmente realizado em espécie, por via da conversão de suprimentos, […]