Realizou-se no passado dia 17 de Dezembro a Assembleia Geral da União dos Agricultores e Baldios do Distrito de Aveiro (UABDA) em Válega, com a participação de agricultores associados das mais diversas áreas do sector agrícola do distrito.
Esta assembleia, destinada à aprovação do plano de actividades e contas, decorreu com uma forte participação na discussão dos temas que mais preocupam os agricultores do distrito onde identificámos e propusemos soluções para os problemas que persistem, nomeadamente:
- Valorização do trabalho e preços justos à produção
- Redução dos preços do gasóleo agrícola e demais factores de produção
- Defesa das pequenas e médias produções agrícolas do distrito
- Apoio técnico e financeiro às produções leiteiras
- Defesa dos baldios e dos pequenos e médios produtores florestais
- Aumento das reformas dos agricultores e agricultoras
- Valorização dos mercados locais
- Valorização do trabalho das mulheres agricultoras e dignificação das suas vidas
- Combater os prejuízos causados pelos animais selvagens
- Promoção do Estatuto da Agricultura Familiar tendo em conta a sua importância para o equilíbrio ambiental
- Defesa de uma outra Política Agrícola Comum que respeite a soberania alimentar de Portugal e promova o desenvolvimento rural.
Durante o ano a União dos Agricultores e Baldios do Distrito de Aveiro, ao lado dos agricultores do distrito, organizou diversas iniciativas contando com o apoio da CNA, das quais destacamos as duas marchas de tractores, a realização de centenas de candidaturas de pedidos de apoio aos agricultores, reuniões com baldios e produtores de leite e o passeio à Feira Nacional de Agricultura em Santarém. Continuaremos o nosso trabalho no apoio e angariação de novos sócios, e na organização dos agricultores no distrito de Aveiro.
A intempérie do momento pode nos fustigar os campos, resfriar as mãos e o rosto, mas é com a profunda convicção de que juntos na luta, resistiremos com confiança, por um futuro melhor para a agricultura, pela soberania alimentar de um povo, pela pequena e média agricultura familiar, com a certeza de que o sol brilhará das serras às planícies da nossa região.
Fonte: CNA