Divulgar e Impulsionar os hábitos de consumo da carne de coelho no mercado português foi o principal propósito da campanha europeia de promoção e divulgação de carne de coelho, dinamizada pela ASPOC – Associação Portuguesa de Cunicultura, que culmina agora no seu término no final deste ano.
Segundo António Fernandes, vice-presidente da ASPOC, “um dos principais objetivos da campanha foi mostrar aos consumidores e potenciais consumidores que a carne de coelho faz parte da nossa história gastronómica. Com foco na revitalização do consumo, pretendeu-se apresentar esta carne como uma opção gastronómica versátil e rica em termos nutricionais”. O responsável expressa uma avaliação positiva dos três anos em que a campanha ‘O Segredo da Dieta Mediterrânea’ esteve em vigor. António Fernandes ainda reforça que “foram 3 anos de intensa atividade possível devido ao esfoço de toda a fileira, um exemplo de cooperativismo exemplar que juntou a nossa associação, à Intercum, que representa a fileira em Espanha, à comissão europeia que financiou uma parte deste projeto e todos os nossos associados, produtores, empresas de abate e transformação, empresas de alimentação animal e de genética, que contribuíram de forma muito significativa para a que este projeto fosse concretizado”.
A campanha “O Segredo da Dieta Mediterrânea” desenvolveu diversas iniciativas junto do Canal HoReCa e do consumidor final com o intuito de divulgar e incentivar o consumo da carne de coelho. A mensagem passou por recordar a diversidade, versatilidade e praticidade de receitas nas quais esta carne é a estrela principal, bem como os seus vários benefícios, potenciando a sua integração na alimentação quotidiana das famílias portuguesas.
Neste âmbito, durante estes três anos, a campanha foi realizada com recurso a diferentes meios de comunicação: televisão, diversos meios digitais, presença em redes sociais (Instagram e Facebook), campanha de cinema, materiais de visibilidade nas principais cadeias de distribuição, das quais a apresentadora de televisão, Fátima Lopes foi a embaixadora. A apresentadora foi inclusivamente a protagonista do spot publicitário que foi emitido na campanha de tv e nas salas de cinema de norte a sul do país. Fátima Lopes integrou ainda outras ações, entre elas um roadshow nas churrasqueiras no qual foi oferecida carne de coelho para incentivar a experimentação e utilização nestes estabelecimentos comercias, e em ações de degustação em centros comerciais, nas principais zonas urbanas do Porto, Coimbra e Lisboa.
Durante toda a campanha, foram também desenvolvidas parcerias com influencers e bloggers e o “Segredo da Dieta Mediterrânea” participou em eventos especializados, como o Congresso dos Cozinheiros.
Para cimentar a ideia de que a carne de coelho para além de versátil e prática é por sua vez bastante benéfica, o Chef Hélio Loureiro lançou ainda o livro de receitas “Prato do dia: Carne de Coelho”, que contou com a participação de vários Chefs convidados que apresentam as suas receitas para a preparação e confeção deste alimento.
Outra das mensagens transmitidas pela ASPOC foi demonstrar que a carne de coelho tem uma importância fundamental para a sustentabilidade, preservação do meio ambiente, e tem um rigoroso processo de produção europeu e de bem-estar animal.
Recorde-se ainda que Portugal é o 5º produtor europeu de carne de coelho, com uma produção total de 6515 toneladas (peso líquido) em 2022. A integração com Espanha (política de preços/comércio internacional/ programas de comercialização) faz da Península Ibérica o maior produtor de carne de coelho da Europa.
Fonte: ASPOC