Arquivado inquérito aos incêndios de 2016 em Arouca e São Pedro do Sul

Arquivado inquérito aos incêndios de 2016 em Arouca e São Pedro do Sul

[Fonte: Rádio Renascença]

O Ministério Público (MP) de Santa Maria da Feira arquivou o inquérito sobre a alegada descoordenação entre comandos de bombeiros no combate aos incêndios de Arouca e São Pedro do Sul, ocorridos em agosto de 2016.

O processo foi aberto na sequência de um inquérito da Inspeção-Geral da Administração Interna que apontava para a “falta de coordenação” entre os então comandantes distritais de Operações de Socorro de Aveiro e de Viseu, José Bismark e Lúcio Campos, respetivamente.

No entanto, o MP considerou que das provas analisadas não resultaram indícios suficientes da prática de qualquer ilícito criminal por parte dos dois comandantes que lideraram as operações de combate.

No despacho de arquivamento, a que a Lusa teve hoje acesso, o MP salienta que aqueles dois responsáveis atuaram de acordo com diretivas superiores, direcionando os meios de combate disponíveis para a proteção de pessoas e de infraestruturas edificadas.

“As decisões de combate ao incêndio terão sido sempre coartadas pela exiguidade de meios face às dimensões invulgares de um incêndio alimentado por condições climatéricas e orográficas extremas”, lê-se no documento.

O incêndio, que começou em Arouca (Aveiro) a 08 de agosto e alastrou a S. Pedro do Sul (Viseu), lavrou praticamente durante uma semana e devastou 25 mil hectares de floresta, tendo sido evacuadas várias aldeias e ardido várias casas, num prejuízo estimado em mais de 100 milhões de euros só em Arouca.

A 15 de agosto o primeiro-ministro António Costa, durante uma visita aos municípios afetados pelas chamas, anunciou a abertura de um inquérito para esclarecer o que ocorreu com o início do combate ao incêndio em São Pedro do Sul, na sequência das críticas do presidente da Câmara local, Vítor Figueiredo.

Na altura, o autarca lamentou a falta de meios para combater as chamas, sublinhando que quando o incêndio deflagrou apenas puderam contar com “a prata da casa”.

“Tínhamos uma frente quase com 16 quilómetros e apenas cerca de 30 ou 40 voluntários para combater todo este fogo. Nunca tivemos apoio das entidades oficiais. O fogo foi progredindo e atingimos um ponto em que a situação foi catastrófica”, sublinhou então Vítor Figueiredo.

O fogo também obrigou ao encerramento por algumas semanas dos Passadiços do Paiva, que podem acolher até 3.000 visitantes por dia, o que representou um rombo para o turismo local.

Comente este artigo

O artigo Arquivado inquérito aos incêndios de 2016 em Arouca e São Pedro do Sul foi publicado originalmente em Rádio Renascença.

Anterior Agrobio. Curso sobre agricultura sustentável. Obrigatório para jovens agricultores candidatos ao PDR 2020
Próximo Casa do Douro/Federação Renovação do Douro - Nota de imprensa

Artigos relacionados

Cotações ES

El mercado del aceite de oliva gana estabilidad

[Fonte: Agropopular – Cotações]

Las cotizaciones en origen del aceite de oliva se mantuvieron estables en la última semana, según fuentes de Oleoestepa.
En aceite lampante se cerraron operaciones desde 2.150 hasta 2.200 euros por tonelada, sin cambios en relación a la semana anterior y el virgen extra repite a 2.700 euros por tonelada. […]

Sugeridas

Alimentos geneticamente modificados – seguros ou não?

[Fonte: Vida Rural]
Embora o uso de OGM seja muito antigo, este é do desconhecimento da comunidade geral. Por exemplo, nós próprios podemos ser considerados OGM pois temos genes com origem em elementos virais.
Sabe-se atualmente que, durante a evolução, muitas espécies incorporaram no seu DNA genes originários em elementos virais ou em bactérias. […]

Notícias Apoios

DGS vai avaliar programa para distribuir leite e fruta nas escolas financiado pela UE

[Fonte: O Jornal Económico]

O programa para distribuir fruta e leite nas escolas vai ser avaliado no próximo ano letivo, depois de em 2017/2018 Portugal ter usado apenas um terço dos 5,5 milhões comunitários, deixando de fora mais de 230 mil crianças. […]