|
|
|
|
|
– 27-04-2009 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
área de cultivo de produtos biol�gicos aumentou 9,4 por cento em 2008A área de cultivo de produtos biol�gicos em Portugal cresceu 9,4 por cento em 2008 e os portugueses consumem cada vez mais produtos sem qu�micos, valorizando, apesar da crise econ�mica, a qualidade dos alimentos. Os dados são do servi�o Internacional para a Aquisi��o de Biotecnologia Agr�cola e, j� em 2007, Portugal estava entre os dez maiores produtores mundiais de alguns alimentos biol�gicos devido ao aumento de terra org�nica cultiv�vel. Consumidores questionados nos mercados biol�gicos de Oeiras e do Pr�ncipe Real, em Lisboa, admitem que os produtos cultivados sem recurso a pesticidas são "mais caros" do que os alimentos produzidos "convencionalmente" e que, mesmo em tempo de crise, a diferen�a de pre�os � compensada pela qualidade acrescida dos alimentos. Regina Frank, artista alem� a viver em Portugal h� tr�s anos, refere que em Portugal a op��o pelos produtos biol�gicos pode significar uma despesa de mais 20 por cento, mas garante que "mesmo assim compensa, porque os produtos t�m um sabor melhor, h� mais qualidade de vida e um consumo mais consciente". Ana Paula Moreira, produtora e vendedora de p�o biol�gico no mercado do Pr�ncipe Real, considera que "as pessoas, quando consomem um produto de qualidade, não se importam de cortar na quantidade". Cada vez mais baratos Consumidor destes produtos h� mais de cinco anos, Jo�o Feliz considera que "h� a tend�ncia para que os produtos biol�gicos sejam cada vez mais baratos", remetendo para os governos a responsabilidade de apoiar a agricultura biol�gica "pelas várias vantagens que tem". Para Jo�o Feliz, a crise pode estimular a produ��o de alimentos biol�gicos, uma vez que a estrutura econ�mica terá de ser "reformulada", sendo "a agricultura biol�gica, com certeza, um dos componentes de uma sociedade sustentada". O agricultor da regi�o do Oeste Jo�o Oliveira, por seu lado, ainda não notou que a crise tenha chegado aos seus clientes, admitindo que a maioria dos consumidores tem um poder de compra elevado. "H� dois tipos de clientes: o que se abastece para toda a semana, porque sente que lhe faz bem e porque tem poder econ�mico para o fazer; e aquele que, não tendo essa possibilidade, faz uma selec��o e escolhe apenas certo tipo de produtos", explicou. Entre 2001 e 2007, o cultivo dos chamados produtos biol�gicos vegetais em Portugal aumentou cerca de 70 por cento, de acordo com os �ltimos dados divulgados pelo Gabinete de Planeamento e Pol�tica do Ministério da Agricultura, uma tend�ncia que a Europa acompanhou.
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |