Aposta no conhecimento e inovação é essencial para valorizar o interior

Aposta no conhecimento e inovação é essencial para valorizar o interior

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, afirmou que a aposta no conhecimento e na inovação é essencial para valorizar os territórios do interior e inverter a tendência de abandono das últimas décadas.

Em Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, durante a cerimónia de inauguração do Complexo Empresarial Sonuma, a Ministra enumerou atividades como a agricultura, a silvicultura e o turismo como campos fundamentais para dar vida aos territórios com menor densidade populacional.

«Os territórios têm de ser valorizados», reiterou, acrescentando que se o investimento aumentar e a tendência de desertificação for invertida, a probabilidade de se repetirem tragédias humanas como as de 2017 será mais baixa.

A cooperação entre o Estado, as autarquias e as diferentes entidades, públicas e privadas, é fundamental para que o futuro possa ser marcado pela aposta nestas regiões de baixa densidade e pela valorização do interior.

A inauguração do complexo empresarial contou com um apoio de cerca de um milhão de euros de fundos europeus do Centro 2020 e resultou na reconversão de um espaço devoluto numa moderna área de instalação empresarial com espaço para sete empresas.

Nota enviada pelo Governo.

Comente este artigo
Anterior Presidente da República defende investigação à situação dos trabalhadores de Odemira
Próximo Terminou o Take Portugal With You! - Digital Agriexport 4.0

Artigos relacionados

Últimas

Live-stream: Produção de pinheiro-bravo na Austrália

O quarto Webinar do Ciclo Internacional, dedicado à presença do pinheiro-bravo na Austrália, está disponível. […]

Nacional

Drones vigiam florestas

Os primeiros de 12 drones vocacionados para vigilância, observação e coordenação aéreas foram apresentados no aeródromo da Lousã, onde está sediado o destacamento de Sistemas Aéreos Não […]

Comunicados

Por uma PAC mais justa e solidária em defesa da agricultura familiar e do mundo rural mais de mil agricultores em luta

A CNA – Confederação Nacional da Agricultura – com as suas Filiadas e com centenas de Agricultoras e Agricultores, está hoje em Lisboa a lutar por uma PAC – Política Agrícola Comum […]