Apoios aos Produtores Agrícolas de Arcos de Valdevez

Apoios aos Produtores Agrícolas de Arcos de Valdevez

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e a ADRIL promoveram sessão de esclarecimento no Mercado Municipal de Arcos de Valdevez no dia 29 de janeiro de 2020.

Esta recente sessão de esclarecimentos promovida pela Câmara Municipal e pela ADRIL – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Lima, para os produtores agrícolas locais, no âmbito do programa 10.2.14 – Cadeias Curtas e mercados Locais – Componente Cadeias curtas.

Através deste projeto pretende-se apoiar a comercialização de produtos agrícolas no Mercado Municipal. Trata-se de uma medida para apoiar a agricultura familiar, promover o contacto direto e a confiança entre o produtor e o consumidor, contribuindo para o escoamento da produção local e preservação dos produtos e especialidades locais. De igual modo diminuir o desperdício alimentar e melhorar a dieta alimentar através do acesso a produtos da época, frescos e de qualidade, incentivar práticas culturais menos intensivas e ambientalmente sustentáveis.

De referir que o projeto determina um montante fixo a atribuir a cada produtor por deslocação semanal ao Mercado, no valor de 48 euros, até um limite de 3 anos, podendo cada produtor receber até 7488 euros ao longo de 3 anos. Através do mesmo poderão, ainda, ser apoiadas ações como o armazenamento, transporte e aquisição de pequenas estruturas de venda; ações de sensibilização e educação para consumidores ou outro público-alvo; o desenvolvimento de plataformas eletrónicas e materiais promocionais; e ações de promoção e sensibilização para a comercialização de proximidade junto de núcleos urbanos que permitam escoar e valorizar a produção local.

Para o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, este é um excelente projeto que dá novas e mais oportunidades aos produtores locais, promove a confiança nos produtos locais, cria rendimento e é benéfico a nível ambiental.

Mais informação contactar a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ou ADRIL – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Lima.

O artigo foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Comente este artigo
Anterior Câmara de Arganil destruiu 324 ninhos de vespa asiática em 2019
Próximo Ataque a rebanho em Viana foi de "uma matilha de cães", diz ICNF

Artigos relacionados

Nacional

Passados três anos após o “pior Verão de sempre” aprendemos alguma coisa? – António Cláudio Heitor

Falar e pensar o Mundo Rural obriga a reuniões com dezenas de entidades públicas de vários Ministérios e tutelas com objectivos e estratégias […]

Últimas

THE BEGINNING OF A US-EU TRADE WAR?

The “hot autumn” for trade that we predicted in a previous post gets dangerously close, as it would seem the US got the WTO final green light to apply sanctions to EU exports, […]

Nacional

Nuno Russo sublinha a importância das posições conjuntas em prol da defesa da produção e da saúde animal e vegetal

O Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, participou hoje na sessão de encerramento do 55º Encontro […]