Ataque a rebanho em Viana foi de “uma matilha de cães”, diz ICNF

Ataque a rebanho em Viana foi de “uma matilha de cães”, diz ICNF

A morte de dezassete cabeças de gado caprino em Geraz do Lima, Viana do Castelo, na noite de sexta-feira para sábado, foi provocada por uma matilha de cães vadios, segundo fonte do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Uma equipa técnica deslocou-se esta segunda-feira ao local para avaliar a causa de morte dos animais. “Há fortíssimas suspeitas de se tratar de um ataque de cão. Verificamos que as lesões não são compagináveis com ataque de lobo”, declarou ao JN fonte do ICNF, referindo que o facto de o gado morto ter sido deixado intacto contribui para fundamentar a suspeita. “Não houve qualquer consumo dos animais mortos, o que indicia que não é ataque de lobo, que mata para comer”, adiantou a fonte, concluindo que “a confirmar-se, o criador não terá direito a qualquer indemnização”.

De acordo com fonte do Comando Territorial da GNR de Viana, o criador do rebanho apresentou queixa relativa à “morte de 17 cabras e desaparecimento de uma, na noite de sexta-feira para sábado”. Após deslocação de elementos da GNR sábado de manhã à propriedade onde se deu o caso, “foi descartada a hipótese de se tratar de um crime” e transmitida ao ICNF a informação de que “a morte foi causada por um animal de grande porte”.

Entretanto, foi reportado à GNR, através do posto de Lanheses, “um ataque de três cães, com testemunhas, que mataram dez cordeiros e feriram três em Nogueira, cerca das 14 horas” desta segunda-feira.

O artigo foi publicado originalmente em Jornal de Notícias.

Comente este artigo
Anterior Apoios aos Produtores Agrícolas de Arcos de Valdevez
Próximo Açores: Plano Regional de Desenvolvimento da Fruticultura está em consulta pública até 20 de Fevereiro. Já deu a sua opinião?

Artigos relacionados

Últimas

Produção de azeitona para azeite será das maiores “dos últimos 80 anos”

Previsões agrícolas do INE apontam para que a campanha de 2019 atinja 907 mil toneladas de azeitona para a produção de azeite. Azeitona de […]

Últimas

Açores já aprovou 150 candidaturas para instalação de jovens agricultores

O Presidente do Governo dos Açores revelou esta semana ao Açoriano Oriental que a resposta dos jovens agricultores da região ao objetivo estratégico de rejuvenescimento do setor agrícola está […]

Nacional

Ordem dos Médicos Veterinários faz protocolo com Câmaras de Felgueiras e Mirandela

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) reúne-se, no próximo dia 26 de Setembro, na sede dos municípios de Felgueiras e de Mirandela para oficializar os protocolos referentes ao cheque veterinário, […]