Anunciados os resultados do Concurso Europeu de Inovação Rural (EURIC)

Anunciados os resultados do Concurso Europeu de Inovação Rural (EURIC)

Em janeiro de 2019, o projeto Horizonte 2020 ‘LIAISON’ lançou um concurso por toda a Europa com o objetivo de encontrar iniciativas inovadoras e inspiradoras na agricultura, silvicultura e no sector agroalimentar.

Participaram no concurso um total de 220 empresas, projetos e iniciativas de 21 Estados-Membros da UE e de 2 países vizinhos. Um júri internacional de especialistas profissionais independentes selecionou 15 como Embaixadores Europeus da Inovação Rural, representativos de diferentes setores e áreas geográficas.

Os Embaixadores da Inovação Rural selecionados para Portugal são o Programa de Sustentabilidade de Vinhos do Alentejo (http://sustentabilidade.vinhosdoalentejo.pt/) e d´BAGAR (https://pt-pt.facebook.com/pages/category/Product- Serviço / DBAGAr-364488837398091 /).

Cada um dos embaixadores selecionados receberá materiais promocionais personalizados e reconhecimento internacional, além da possibilidade de beneficiar de inúmeras oportunidades de networking.

Segundo o investigador José Muñoz-Rojas do ICAAM – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas da Universidade de Évora, o parceiro LIAISON em Portugal: “Os tempos estão a mudar! Em toda a Europa, os sectores agrícola, florestal e agroalimentar enfrentam grandes desafios sociais, económicos e ambientais – bem como grandes novas oportunidades. Atualmente, a inovação rural é um tópico muito discutido, quer seja à mesa de uma cozinha ou nos escritórios da Comissão Europeia em Bruxelas. Por isso, decidimos encontrar o maior número possível de bons exemplos de inovação rural, e dar a conhecer estas ideias”.

Todos os embaixadores serão homenageados na Cerimónia que ocorrerá dia 3 de dezembro de 2019 em Bruxelas durante o as comemorações anuais dos Dias de Inovação Orgânica, organizado pela TP Organics.

Para mais informações contacte: jmrojas@uevora.pt

https://www.en.icaam.uevora.pt/investigacao/sites-dos-nossos-projetos/LIAISON-Melhor-Inovacao-Rural-Vinculando-Atores-Instrumentos-e-Politicas-atraves-de-Redes

Comente este artigo
Anterior Arroz dourado | Bangladesh é o primeiro a aprovar plantação de arroz com vitamina A
Próximo « Time to declare an economic, social and environmental emergency for EU agriculture »

Artigos relacionados

Últimas

Estudo sobre as qualidades sensoriais do kiwi português da variedade Hayward

No âmbito do projeto SIAC Internacionalização – Kiwis de Portugal, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia e pelo Programa Operacional COMPETE, […]

Comunicados

GP CDS-PP: Quadro Financeiro Plurianual e projetos-piloto de reflorestação do Pinhal Interior

A deputada do CDS-PP Patrícia Fonseca questionou o Senhor Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural sobre as opções defendidas pelo Governo na negociação do próximo quadro comunitário, tendo em conta as afirmações do Senhor Ministro de que esta é uma proposta boa para os agricultores, mas má para o Orçamento do Estado. […]

Dossiers

Seminário de balanço do Projecto Melhor Eucalipto na Agroglobal

Produtores florestais, indústria papeleira e outros intervenientes abordam a relação entre gestão activa da floresta e maior produtividade e resiliência aos incêndios num seminário que marca o encerramento do financiamento via Operação 2.1.4. […]