ANPROMIS comemora 30º aniversário em Dia de Campo InovMilho

ANPROMIS comemora 30º aniversário em Dia de Campo InovMilho

A ANPROMIS realiza a 10 de Julho, o Dia de Campo InovMilho, na Estação Experimental António Teixeira, em Coruche, onde será inaugurado um Centro de Formação para produtores e técnicos e apresentada a Agenda de Inovação para as Culturas do Milho e Sorgo, na presença do Ministro da Agricultura, Luis Capoulas Santos.

O Centro de Formação e Demonstração e a Agenda de Inovação são iniciativas do InovMilho – Centro Nacional de Competências das Culturas do Milho e Sorgo, cuja missão é implementar uma estratégia de desenvolvimento e inovação destas culturas.

O primeiro passo do InovMilho foi dado em 2013, com a assinatura do protocolo de revitalização da Estação Experimental António Teixeira, pela ANPROMIS e o INIAV; em 2015, o Centro foi formalmente constituído por 34 entidades parceiras e agora, em 2018, é dado mais um importante passo com a criação de um espaço de formação aberto ao setor e apresentada a Agenda de Inovação, que orientará as políticas públicas e promoverá a competitividade da fileira do milho e sorgo através do uso mais eficiente dos recursos produtivos.

Os ensaios de variedades de milho, que desde 2014 são realizados na Estação Experimental António Teixeira, estão este ano centrados em algumas variedades com maior aptidão para uso na alimentação humana, um tipo de milho cada vez mais procurado pela indústria transformadora. Algumas das principais empresas do mercado testam as suas sementes, fertilizantes e herbicidas nos ensaios do InovMilho.

A ANPROMIS completa este ano 30 anos de existência, uma data que será assinalada neste dia de campo, com a presença de várias centenas de participantes, entre os quais o Ministro da Agricultura. As três décadas de atividade da ANPROMIS têm sido marcadas pela sua reconhecida capacidade de mobilização dos agentes do setor; pela defesa ativa dos interesses dos produtores nacionais de milho e sorgo junto do poder político, pelo seu contributo para um tecido produtivo tecnologicamente evoluído e inovador e pela defesa do regadio enquanto factor de competitividade da agricultura portuguesa.

Durante esta iniciativa será de igual modo dado especial destaque à Estratégia Nacional para a Promoção da Produção Nacional de Cereais, recentemente apresentada em Elvas, que constitui uma aposta decisiva para o nosso país voltar a adquirir um grau de auto-abastecimento em cereais que nos permita assegurar a nossa necessária soberania alimentar, num panorama de crescentes incertezas quanto às estratégias comerciais que vão seguir os principais países exportadores.

→Consulte aqui o programa do Dia de Campo InovMilho←

 

Comente este artigo
Anterior GP PCP: pergunta ao Governo sobre a utilização de meios próprios pela Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão para a concretização dos seus projetos no âmbito do PDR 2020
Próximo Jornada Técnica «Venda Responsável de Produtos Fitofarmacêuticos» 19 Junho | Santarém

Artigos relacionados

Sugeridas

Batata Doce – BDMira

Para o aumento da produtividade da batata-doce ‘Lira’ no Perímetro de Rega do Mira (PRM)

Eventos

Região Centro acolhe encontro transfronteiriço sobre plantas aromáticas e medicinais – 28 de Setembro 2017 – Castelo Branco

A região Centro acolhe, no dia 28 de setembro, no CEI – Centro de Empresas Inovadoras, em Castelo Branco, o Encontro Transfronteiriço “Plantas Aromáticas e Medicinais”. Este evento, que se enquadra na Semana Europeia das Regiões e Cidades, é organizado pela Comunidade de Trabalho EUROACE, a Eurorregião que integra as regiões do Alentejo e do Centro de Portugal e a Comunidade Autónoma da Extremadura. […]

Sugeridas

Execução dos fundos em alerta vermelho. Governo desdramatiza

A 31 de dezembro, Portugal tem de ter despesa validada pelas autoridades de gestão e certificada por Bruxelas no valor de 3,56 mil milhões de euros. O Governo diz que só faltam 132 milhões.

Portugal ainda tem de certificar junto de Bruxelas 132 milhões de euros de despesas do Portugal 2020, […]