O mirtilo (vaccinium corymbosum)é uma baga de cor azul-ceroso que cresce num pequeno arbusto que alcança entre 1m a 1.5m de altura. O mirtilo encontra-se em regiões nas quais o Inverno é rigoroso, dado que necessita em média de 700 a 1000 horas anuais de temperatura entre os 10º e os 12º centígrados. Este fruto está no topo dos alimentos com maior teor de antioxidantes.
Portugal possui um clima adequado e boa qualidade do solo e água, o que tem permitido a existência de boas condições edafo-climáticas para a produção da espécie, que tem crescido exponencialmente ao longo da última década.
A introdução de novas variedades e a instalação de explorações em diferentes zonas do país também tem contribuído para o alargamento do período de produção de mirtilo em Portugal.
O período de maio e junho é considerado uma época favorável para Portugal no mercado europeu, porque Espanha e Marrocos já não têm produção e o norte da Europa ainda não entrou em período de colheita, existindo ainda outra janela de mercado favorável no outono, nomeadamente em outubro/novembro.
→ Aceda aqui ao documento ←
Fonte: Agrogarante
Análise Setorial da Agrogarante: Subsetor – Maçã – dezembro 2022