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– 25-11-2004 |
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Ambiente : Técnicos defendem mais floresta e melhores transportesLisboa, 24 Nov Numa iniciativa promovida pela CP – Comboios de Portugal, em conjunto com a Liga para a Protecção da Natureza (LPN), o "comboio do ambiente" partiu hoje de manhã de Lisboa, com destino a Coimbra, com 50 crianças a bordo e com o objectivo de as sensibilizar sobre alterações climáticas. Enquanto numa carruagem as crianças – alunos do segundo ciclo do Ensino Básico do concelho de Odivelas – se dedicavam a jogos ambientais, noutra cerca de uma dezena de técnicos de vários órgãos ambientais discutiam formas de atingir os objectivos do Protocolo de Quioto (acordo internacional para reduzir as emissões poluentes) e, em consequência, formas de combater as alterações climáticas. Uma das primeiras ideias lançadas no debate foi a criação de um índice (uma listagem) que permita avaliar a resposta de um conjunto de empresas portuguesas ao desafio das alterações climáticas. De acordo com Rita Sousa, da Euronatura – Centro para o Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentado, "através da criação de um índice pretende-se fazer destacar as empresas cuja resposta ao desafio das alterações climáticas se revela mais pro-activo e que ultrapasse o mero cumprimento de obrigações legais". Para Rita Sousa, o índice poderá ter aplicação para consumidores, investidores, fornecedores e público em geral, que assim disporão de uma ferramenta que lhes permitirá uma escolha mais informada quanto à questão das alterações climáticas. O contributo dos transportes para as alterações climáticas foi, no entanto, um dos temas mais discutido, com Bernardo Alves, da empresa de consultoria ambiental Evalue, a defender uma política de transportes coordenada com a ocupação do espaço geográfico. Bernardo Alves lembrou que com o caminho que Portugal está a percorrer, o país não vai ser capaz de atingir os objectivos do protocolo de Quioto. Disse também que 30 por cento das emissões de dióxido de carbono em Portugal são da responsabilidade do sector dos transportes, situação que deve ser alvo de reflexão. Para colmatar este excesso de emissões, Bernardo Alves defendeu ou uma redução da mobilidade dos cidadãos ou a opção por tecnologias mais "amigas" do ambiente e por combustíveis alternativos. A repartição modal foi outra medida aconselhada pelo técnico da Evalue, que desincentivou o uso do transporte privado, responsável pela maior fatia da emissão de gases poluentes, como o dióxido de carbono. "É preciso tornar os transportes públicos mais atractivos porque é necessário diminuir a nossa dependência do transporte individual", disse, adiantando que as políticas de transporte, que agreguem todos os transportes, devem estar coordenadas com a forma como o espaço geográfico está ocupado. Outra das questões abordadas foi o papel das florestas no que respeita às alterações climáticas. Joaquim Sande Silva, membro da LPN e professor da Escola Superior Agrária de Coimbra, realçou o papel da floresta como "sumidor de (dióxido) carbono". O técnico advertiu para o decréscimo da floresta em Portugal desde 1995, em parte devido aos incêndios, que só por si ocasionam dois tipos de destruição. Os incêndios não só lançam para o ar dióxido de carbono como destroem uma das fontes de absorção deste gás. Os 400 mil hectares de floresta que arderam em 2003 correspondem a 8,5 por cento da área total de floresta existente em Portugal, disse, adiantando que os incêndios do ano passado foram responsáveis por 15 por cento do total das emissões de dióxido de carbono ocorridas naquele ano, de acordo com dados do Instituto Superior de Agronomia. O comboio ambiental parou em Coimbra para que os alunos fossem a Góis plantar 100 árvores, antes de regressarem a Lisboa.
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