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– 15-12-2012 |
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Alto Douro Vinhateiro deve apostar na promo��o e em novas actividades econ�micas
O desafio do Alto Douro Vinhateiro (ADV), a comemorar 11 anos como Patrim�nio Mundial da Humanidade, passa pela promo��o, Inovação, qualifica��o das pessoas e aposta em novas actividades econ�micas, porque a regi�o � um activo econ�mico "insubstitu�vel". A chefe de Projecto da Estrutura de Missão do Douro (EMD), C�lia Ramos, afirmou � Lusa que o balanão dos 11 anos � "muito positivo", pelo que o desafio � investir na sua projec��o. E, disse, para os próximos anos as metas são zelar pelos atributos que mereceram o reconhecimento da UNESCO através do envolvimento da sociedade civil e das instituições, trabalhar no próximo quadro comunitário abrangendo todos os agentes da regi�o e promover o desenvolvimento econ�mico e social. "O Douro � essencial na promo��o da regi�o, pelo que o desafio � investir no que lhe d� identidade e o torna singular para introduzir valor na cadeia de actividades existentes e atrair pessoas", frisou. Para trilhar o caminho da projec��o, avanãou, a administração central e local, promotores e agricultores, t�m de trabalhar em conjunto, porque o Douro � um activo econ�mico "insubstitu�vel". Nos �ltimos anos, explicou a respons�vel, trabalhou-se a parte da oferta, sendo agora necess�rio investir na procura através da Inovação e internacionaliza��o, mas cientes que o ADV não vai conseguir resolver todos os problemas. Numa altura em que o Governo prepara o relatério final para entregar � UNESCO e garantir a compatibiliza��o desta classifica��o com a barragem, C�lia Ramos salientou que o Douro vai trabalhar 24 horas por dia para cumprir os objectivos. A classifica��o do ADV permitiu, segundo a presidente do conselho de administração da Funda��o do Museu do Douro, uma "vis�vel" evolu��o na regi�o no que diz respeito � salvaguarda, consci�ncia e valoriza��o de um patrim�nio "único". Elisa Babo considerou que a aposta futura deve ser nas pessoas e na sua qualifica��o para que invistam e se mantenham na regi�o, pelo que � preciso refor�ar a promo��o, divulga��o e comunica��o. Para ser ainda mais atractivo, na sua opini�o, o Douro deve melhorar a oferta tur�stica e as suas inúmeras potencialidades, apostar em sectores econ�micos tradicionais e envolver de forma integrada todos os promotores. "O Douro passou a estar na moda e � agora um atractivo nacional", disse o presidente da Liga dos Amigos do Douro Patrim�nio Mundial, Armando Moreira. Depois do investimento nas instituições, infraestruturas e constru��o hoteleira � necess�rio, ressalvou, apostar na produ��o de vinho. O presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM – Douro), Artur Cascarejo, real�ou que o próximo passo deve ser manter o equil�brio entre a conserva��o do bem e o desenvolvimento regional. "além de qualificar o territ�rio, temos de qualificar as pessoas com pol�ticas coerentes porque, por exemplo, não podemos apostar forte nas acessibilidades para o Douro e abandonar a ferrovi�ria e a linha aárea", afirmou. Fonte: Lusa
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