Alltech assume compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Pacto Global da ONU

Alltech assume compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Pacto Global da ONU

[Fonte: Alltech] A Alltech deu esta semana um passo decisivo no compromisso com os objetivos de sustentabilidade e a implementação da sua visão para um Planeta de Abundância (Planet of Plenty™). Mark Lyons, presidente e CEO da Alltech, enviou uma carta ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, vinculando a Alltech ao Pacto Global da ONU, uma iniciativa através da qual as empresas se comprometem voluntariamente a implementar princípios de sustentabilidade universais, como o respeito pelos direitos humanos, as condições de trabalho, o meio ambiente e o combate à corrupção.

Além disso a Alltech comprometeu-se a tomar medidas para apoiar nove dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, adotados em 2015 por todos os Estados membros das Nações Unidas. Cada ODS tem metas e ações específicas que contribuem para o objetivo global.

O Pacto Global da ONU, a maior iniciativa mundial de sustentabilidade corporativa, permite à ONU trabalhar com as empresas para levar a bom porto os ODS. As empresas aderentes selecionam os ODS que melhor se alinham com a sua área de atividade e nos quais podem alcançar progressos.

«Acreditamos que adotando novas tecnologias, melhorando a gestão empresarial e acolhendo a inovação, o sector agroalimentar pode contribuir para um Planeta de Abundância», afirmou Mark Lyons, acompanhado nesta iniciativa pela co-fundadora da Alltech, Deirdre Lyons, e por colaboradores da empresa na sua sede em Lexington, nos EUA. «A partir de hoje fazemos parte do crescente número de organizações em todo o mundo que estão unidas num entusiástico compromisso para construir um futuro mais sustentável».  

A Alltech escolheu nove ODS diretamente alinhados com a sua atividade e a sua visão para um Planeta de Abundância:

Erradicar a Fome

A missão da agricultura é fornecer alimentos às pessoas. O objetivo final deste ODS é erradicar a fome no mundo e garantir que todas as pessoas têm acesso a comida nutritiva em quantidade suficiente para suprir as suas necessidades. As soluções da Alltech para o solo, para nutrição das plantas e nutrição animal posicionam a empresa no início da cadeia alimentar e a sua presença a nível mundial permite-lhe trabalhar em parceria com outras entidades para erradicar a fome, concretizando assim a sua visão de criar um Planeta de Abundância.

Saúde de Qualidade

A investigação realizada na Alltech Life Sciences aplica à saúde humana a inovação desenvolvida pela empresa na área da nutrição animal há cerca de 40 anos. A Alltech tem contribuído com novas soluções para a saúde intestinal e na área cerebral e tem conseguido grandes avanços no desenvolvimento de novas alterativas ao uso da insulina, um dos medicamentos mais usado sem todo o mundo. Além disso, as soluções da Alltech para nutrição animal ajudam os produtores pecuários a reduzir o uso de antibióticos, um tema crucial, considerando que o aumento da resistência das bactérias aos antibióticos é uma preocupação crescente. A Fundação Lyons Family Life, criada pela família do fundador da Alltech, Dr. Pearse Lyons, tem por missão apoiar o tratamento de pessoas doentes e zelar pela segurança dos medicamentos.

Educação de Qualidade

A educação/formação é a base do sucesso e por isso deve ser uma prioridade em todas as empresas a nível mundial, mas os desafios para tornar isso possível são inúmeros, incluindo a falta de recursos. A Alltech tem uma política ativa de formação ao longo da vida para os seus colaboradores. A empresa também promove iniciativas para a educação das crianças e jovens, através do financiamento e instalação de laboratórios nas escolas; da atribuição de bolsas para jovens cientistas através da competição Alltech Young Scientist competition e do estabelecimento de parcerias com universidades para apoiar licenciaturas e doutoramentos.  

Igualdade de Género

Como empresa de base científica e atuando em mais de 120 países, a Alltech está bem posicionada para ajudar ao cumprimento deste ODS. A Alltech acredita que promover a diversidade é essencial à construção de um futuro sustentável. Um dos exemplos é a parceria com a conferência internacional  Women in Food and Agriculture summit que visa promover a afirmação das mulheres e incentivar os jovens a prosseguir uma carreira profissional no setor agrícola.

Trabalho digno e crescimento económico

Este ODS visa reduzir o emprego sem contrato de trabalho, o trabalho infantil, o tráfico de pessoas e a desigualdade de género no trabalho. O trabalho digno e o crescimento económico são cruciais para as empresas, as comunidades onde se inserem e para o mundo. As empresas do universo Alltech cumprem as mais exigentes leis laborais e, estando presentes em mais de 120 países, conseguem ter um impacto positivo nas regiões onde operam.

Ação climática

As alterações climáticas são um dos ODS que afetam pessoas, animais e plantas em todas as regiões, no meio terrestre e aquático. Vários produtos da Alltech têm certificação Carbon Trust porque contribuem para a redução das emissões de gases com efeito de estufa. A empresa pretende usar as suas parcerias em toda a cadeia de valor agroalimentar para continuar a desenvolver tecnologias de nutrição e ferramentas de apoio à decisão que ajudem a reduzir o impacto ambiental das explorações agropecuárias.

Proteger a vida marinha

O óleo de peixe e a farinha de peixe são ingredientes muito usados nas rações para os animais. Isto contribui para o esgotamento dos recursos marinhos e tem conduzido à procura de matérias-primas mais sustentáveis. A utilização de algas e de insetos na dieta animal é uma das vias, mas por outro lado muito pode ser feito para melhorar a produção de alimentos em aquicultura. A Alltech pode contribuir para este esforço de várias formas, nomeadamente através do Alltech Coppens Aqua Centre na Holanda.

Proteger a vida terrestre

Este ODS considera desafios como desertificação, degradação do solo, seca e desflorestação. A Alltech é especialista em soluções naturais que maximizam o desempenho e a produtividade dos animais e das plantas através da nutrição, tecnologia e melhoria da gestão. Estas soluções podem ter um impacto positivo considerável.

Parcerias para a implementação dos objetivos

​Este objetivo visa alinhar tecnologia e ciência que são peças centrais no ADN de inovação da Alltech. A empresa acredita que para cumprir as ambiciosas metas da ONU será necessário reunir o maior número possível de empresas, organizações e pessoas numa ação concertada. A visão da Alltech para um Planeta de Abundância é um convite à criação de parcerias dentro do setor agrícola e sem fronteiras geográficas.

O compromisso da Alltech com o Pacto Global da ONU foi aceite, a empresa faz oficialmente parte desta rede que engloba cerca de 9.500 empresas e 3.000 entidades não empresariais empenhadas na construção de um futuro sustentável.   

Além dos ODS da ONU e do Pacto Global da ONU, a Alltech também aderiu à Science Based Targets Initiative, uma iniciativa com 611 empresas aderentes, que se comprometem com metas criadas para as ajudar a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, partilhando o seu progresso de forma transparente através de relatórios.

Comente este artigo
Anterior Gasóleo colorido: pequenos agricultores e pesca artesanal ganham apoio de mais 0,06 €/litro
Próximo Report: Adoption of biotech crops rapidly increases globally

Artigos relacionados

Últimas

Representantes da ADACO, da CNA, da AMAVIM, e da Comissão Inter-Concelhos na audiêcia da DRAPC

Comissão dos afetados pelos incêndios em 2017, vai reunir com DRAPC para saber respostas ao caderno de reclamações, entregue no dia 28 de Novembro
Até hoje, os representantes da ADACO, da CNA, da AMAVIM,  e da Comissão Inter-Concelhos ainda não receberam qualquer resposta relativamente ao  caderno de reclamações entregue na DRAPC aquando da manifestação do dia 28 de Novembro. […]

Comunicados

Biofuels “Made in Europe” delivers concrete and tangible solutions to reduce emissions

[Fonte: Farm Europe]
Speech at Euractiv Biofuel’s event 
In a few minutes, I will not develop all the science, arguments and figures on the positive impacts of EU sourced biofuels for the EU from both an economic, environmental and rural development point of view. […]

Últimas

Incubadora de Base Rural de Guimarães abre candidaturas a partir de 13 de Dezembro

A Incubadora de Base Rural de Guimarães (IBR Guimarães) abre candidaturas a partir de 13 de dezembro para todos os empreendedores que desejem desenvolver a sua ideia ou plano de negócio de base rural no concelho. Com este projeto, a Câmara Municipal de Guimarães assume o seu desejo de facilitar as melhores condições para que empreendedores dinâmicos e proativos possam colocar todo o seu esforço e dedicação na criação do seu próprio negócio e, […]