AGRO-R é o nome do projeto que, no âmbito do ErasmusPlus, está a desenvolver a valorização da alfarroba como cultura alternativa e futuro para a empregabilidade em meio rural, “Programa de Empregabilidade no Cultivo de Alfarrobeiras e Agricultura Regenerativa para Agricultores Não Profissionais ou Desempregados e Pessoas”.
As vantagens desta cultura devido à sua adaptabilidade a climas secos oferecem uma alternativa viável, ambientalmente sustentável e rentável, dados os inúmeros benefícios para a saúde que a sua fruta concentra, uma vez que é uma rica fonte de vitaminas, minerais e ingredientes ativos de alto valor.
O projeto, destinado à população rural com mais de 25 anos, oferece o conhecimento necessário para aproveitar oportunidades de desenvolvimento de negócios e empreendimentos ligados a esta cultura. Para o efeito, será desenvolvido um módulo de formação e um manual metodológico que proporcionará um guia prático e detalhado a todos os interessados no cultivo de alfarroba e no desenvolvimento de negócios relacionados com este tipo de agricultura regenerativa. Além disso, será desenvolvida microformação em competências digitais e na utilização de novas tecnologias que permitam o conhecimento de competências básicas.
O projeto desenvolverá os conhecimentos necessários para poder empreender uma alternativa rentável para agricultores não profissionais e adultos desempregados com dificuldades em entrar no mercado de trabalho.
Para a execução deste projeto, três entidades complementares uniram os seus pontos fortes, garantindo o desenvolvimento adequado desta ação de formação e empreendedorismo. Duas entidades espanholas: Rural Bridge e Empresas Sociais e uma portuguesa: Balam-Portugal. Os três iniciam agora um trabalho que levará 18 meses a executar, de forma a oferecer uma boa alternativa para o desenvolvimento pessoal, a empregabilidade e o futuro no meio rural.
Fonte: AGRO-R