Alemanha já é o quinto maior comprador  de frutas e legumes portugueses

Alemanha já é o quinto maior comprador  de frutas e legumes portugueses

 A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores vai participar pelo 8º ano consecutivo na Fruit Logistica, a maior feira do mundo dedicada às frutas e legumes, que decorre entre 7 e 9 de Fevereiro em Berlim. No total, 41 empresas, associações e parceiros vão mostrar aos 76 mil visitantes o que de melhor se produz em Portugal.

Com 82 milhões de habitantes, a Alemanha é o maior e mais importante mercado da União Europeia. Nos últimos anos, tem-se assumido como um destino estratégico das frutas e legumes nacionais passando, a partir de 2015, de 9º para 5º principal cliente.  Este crescimento é fruto da estratégia de promoção conjunta do setor e de parcerias entre empresas, que tornaram possível a presença dos produtos portugueses nos supermercados alemães.

Entre Janeiro e Novembro de 2017, as exportações para a Alemanha ultrapassaram os 89 milhões de euros, o que equivale a um aumento de 14% em comparação com o mesmo período de 2016.

Em termos globais, as exportações de frutas, legumes e flores aumentaram 16% nos primeiros 11 meses de 2017, face ao período homólogo de 2016, somando agora 1366 milhões de euros. O principal destino é Espanha, seguido de França, Reino Unido e Holanda. A Portugal Fresh tem como objetivo chegar aos 2000 milhões de euros de exportações em 2020 e a participação nas maiores feiras internacionais faz parte dessa estratégia de promoção externa.

Comente este artigo
Anterior 8.ª Edição do concurso da Árvore Europeia de 2018
Próximo Reunião de Alto Nível sobre Agricultura Familiar na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - 5 e 7 de Fevereiro 2018 - Lisboa

Artigos relacionados

Comunicados

Grupos Lusiaves e Crédito agrícola criam programa de apoio a produtores de milho

O Grupo Lusiaves e o Grupo Crédito Agrícola formalizaram, hoje, dia 9 de agosto, um acordo de parceria destinado a apoiar os produtores de milho nacionais.
O protocolo CA & Lusiaves estabelece um conjunto de vantagens para os produtores de milho associados ao grupo líder nacional do sector avícola. […]

Últimas

Tomé Pires reuniu com Ministério da Agricultura

[Fonte: Rádio Pax]
O presidente da Câmara Municipal de Serpa reuniu-se com o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

Tomé Pires deu conta do levantamento dos prejuízos nas explorações agrícolas após a intempérie que se abateu sobre o concelho de Serpa na noite e madrugada dos dias 24 e 25 de Outubro.Durante a reunião foram colocadas algumas preocupações dos agricultores em relação ao possível alargamento do prazo para entrega das declarações dos prejuízos, […]