Alemanha já é o quinto maior comprador  de frutas e legumes portugueses

Alemanha já é o quinto maior comprador  de frutas e legumes portugueses

 A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores vai participar pelo 8º ano consecutivo na Fruit Logistica, a maior feira do mundo dedicada às frutas e legumes, que decorre entre 7 e 9 de Fevereiro em Berlim. No total, 41 empresas, associações e parceiros vão mostrar aos 76 mil visitantes o que de melhor se produz em Portugal.

Com 82 milhões de habitantes, a Alemanha é o maior e mais importante mercado da União Europeia. Nos últimos anos, tem-se assumido como um destino estratégico das frutas e legumes nacionais passando, a partir de 2015, de 9º para 5º principal cliente.  Este crescimento é fruto da estratégia de promoção conjunta do setor e de parcerias entre empresas, que tornaram possível a presença dos produtos portugueses nos supermercados alemães.

Entre Janeiro e Novembro de 2017, as exportações para a Alemanha ultrapassaram os 89 milhões de euros, o que equivale a um aumento de 14% em comparação com o mesmo período de 2016.

Em termos globais, as exportações de frutas, legumes e flores aumentaram 16% nos primeiros 11 meses de 2017, face ao período homólogo de 2016, somando agora 1366 milhões de euros. O principal destino é Espanha, seguido de França, Reino Unido e Holanda. A Portugal Fresh tem como objetivo chegar aos 2000 milhões de euros de exportações em 2020 e a participação nas maiores feiras internacionais faz parte dessa estratégia de promoção externa.

Comente este artigo
Anterior 8.ª Edição do concurso da Árvore Europeia de 2018
Próximo Reunião de Alto Nível sobre Agricultura Familiar na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - 5 e 7 de Fevereiro 2018 - Lisboa

Artigos relacionados

Últimas

Bruxelas aprova cofinanciamento até 500 milhões na área da defesa

[Fonte: ECO]

A Comissão Europeia aprovou, esta terça-feira, vários programas de trabalho para cofinanciar projetos industriais conjuntos no domínio da defesa na União Europeia (UE) em 2019-2020, num valor até 500 milhões de euros.
O primeiro programa de trabalho acordado com os Estados-membros no âmbito do Programa Europeu de Desenvolvimento Industrial no domínio da Defesa (EDIDP) prevê […]

Nacional

Governo anuncia que caça volta à alçada das Florestas e pede que não haja radicalização

[Fonte: Observador]
O secretário de Estado das Florestas falou este domingo em Santarém a seguir a uma homenagem ao caçador, poeta e político Manuel Alegre, que se insurgiu contra os “fundamentalismos”.
O secretário de Estado das Florestas disse este domingo, em Santarém, […]

Comunicados

Commission presents study on impact of future trade agreements on the agricultural sector

The European Commission today presented to EU agriculture ministers the conclusions of a study on the cumulative effects of 12 future trade agreements on the agri-food sector, including specific results for producer prices and production volumes for a range of products accounting for 30% of the value of the EU exports in the sector. […]